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terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aprenda Sobre: Suporte

aprenda_sobre_suporte









Olá Runeterranos!

Eu sou a PriFTW láááá do Minha Tia Joga LoL e eu jogo de support há 2 anos. Não joguei tanto quanto gostaria, mas estudo bastante, assisto bastante stream, converso muito com o pessoal que faz os theorycrafting (hahaha) e tal...

O artigo abaixo é o que eu penso, faço e vivo como support. Nada é obrigatório, são apenas dicas do fundo do meu coração <3






O que faz um Support?

Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas ter cura para ser support. Os champions support são todos aqueles que não dependem de itens para ser efetivos e que possuem algum tipo de CC, algum jeito de desabilitar o inimigo.

Vejamos, por exemplo, o Thresh. Ele tem o gancho, que agarra um inimigo e o traz pra perto, ou que ele pode utilizar para pular em cima de quem for pego. Além disso, ele tem a lanterna que dá escudo para os aliados próximos a ela, e que é um mecanismo que proporciona grande mobilidade, uma vez que o primeiro aliado a clicar na lanterna é transportado para onde Thresh está. Sua terceira habilidade puxa e/ou empurra o inimigo, e seu ulti é uma das skills que mais dá lentidão de todo o jogo!

A Sona, da mesma forma, tem uma aura embutida em cada skill e essa aura não escala com nenhum tipo de item, o tempo do stun da Leona não aumenta com os itens e o tempo do snare da Zyra também não.
Champion support é o cara que consegue fazer tudo o que tem pra fazer sem precisar de itens.






Por que ser Support?

Tem muita gente que discorda, mas support é uma das posições mais difíceis do jogo, pois exige muita atenção no mapa, domínio de suas habilidades para saber em qual momento é melhor usar cada skill... Nunca se sabe quando aquele stun que está no cooldown poderia mudar o rumo de uma teamfight.
Além disso, ajudar os outros pode ser bem frustrante, principalmente quando seu trabalho não é reconhecido. Você dá o sangue para que seu ADC consiga farmar, dá aquela assistência marota para tirar o inimigo da lane, coloca sentinelas no rio inteiro para não serem surpreendidos pelo jungler inimigo, e se o ADC morrer em algum momento neste processo, mesmo que a culpa seja inteiramente dele, você é lixo. É, eu sei, posiçãozinha ingrata e pouco valorizada.

Porém, é muuuuuuuito gratificante você dar um slow naquele jungler chato que estava perseguindo seu colega, acertar um ulti da Leona em 3 pessoas pra começar uma teamfight, destruir as sentinelas do outro support e ganhar gold, ver o pessoal usando flash para sair da sua bolha de Nami. Ver teu score ficar 3/2/25 e perceber que participou de praticamente todas as kills do seu time.

Só jogando para saber. Não tenha medo de tentar!



Obrigações de um Support.

O support deve, além de outras coisas, fornecer visão do mapa para o time através das wards/sentinelas.
Visão do mapa, apesar de parecer algo simples e babaca, é muitas vezes o que diferencia um time vitorioso de um time bom de verdade. É necessário ter conhecimento dos melhores pontos para colocar suas sentinelas de acordo com a composição do seu time e do time inimigo.

No vídeo abaixo você confere algumas dicas de posicionamento de sentinelas no começo do jogo (early game/laning phase):





E na imagem acima você visualiza alguns pontos comuns e pontos estratégicos para colocar suas wards (em inglês).

Vale lembrar que visão de mapa é algo que beneficia o time inteiro e que tornar essa visão possível é uma meta do time todo, então... COMPREM WARDS TAMBÉM! Sobrou um pouco de gold e você não vai conseguir completar o item? Compre uma ward, ajude o seu suporte.

Auxiliar nas teamfights para garantir a segurança do seu ADC e/ou iniciar as lutas e atrapalhar o ADC inimigo também são obrigações do support, mas assim como as wards, não é uma obrigação exclusiva dele.
O support também é responsável, geralmente, por fazer itens de aura que ajudem a equipe toda, como a Égide da Legião (Aegis), e itens ativáveis que dão buffs para o time, como o Medalhão Solari de Ferro (Locket of the Iron Solari – ao ativar, dá shield para aliados próximos) e Shurelya (ao ativar, concede bônus de velocidade de movimento para os aliados próximos). É comum dividir essa tarefa com o jungler ou o toplaner, dependendo da configuração do time e dos champions envolvidos.

Além disso, é crucial controlar o tempo do jogo. Saber quanto tempo as habilidades (ultimates mortais, por exemplo) tem de cooldown, bem como ajudar o jungler a contar os tempos dos buffs, tanto dos seus quanto os dos inimigos e dos objetivos gerais do mapa (Barão e Dragão).



Picks comuns de Support

Atualmente, no cenário competitivo de League of Legends temos visto os mais variados picks para support, indo desde os mais tradicionais (Sona, Lulu, Janna) até Fiddlesticks!

Os picks mais comuns de support são Thresh, por sua utilidade suprema (puxão, lanterna, knock back e slow extremo); Sona, por suas auras sensacionais e dano considerável, além de um ulti que, se bem utilizado, pode virar um jogo; Lulu, por seu kit ambivalente que possui buffs para aliados e debuffs para os inimigos; Leona por ter uma ótima passiva e muitos muitos muitos stuns; Janna, uma ótima champion para composições de disengage (maldito tornadinho! Ò-ó); Zyra, por seu (E) ser um ótimo disengage e seu ulti pegar uma área bem grande.





Feitiços de Invocador

Os spells mais comuns para suporte são “Flash” (duh, necessário) e Exaustão ou Incendiar.

Espera aí Pri, como assim Incendiar?

O dano periódico do Incendiar pode ser utilizado tanto para finalizar um inimigo quanto para reduzir sua cura, já que durante o período em que ele “queima” o alvo recebe 50% menos cura ou regeneração de HP. Na Season passada, era muito comum que os ADCs carregassem essa spell, mas, com a introdução do feitiço “Barreira” na S3, muitos players optam por trocar o Incendiar por Barreira, para garantir sua sobrevivência. Portanto, alguns supports acabam ficando com o Incendiar justamente para contra-atacar times que tenham muitas fontes de cura (uma Soraka, por exemplo.). No fim das contas, tudo depende da composição dos times!



Runas

Runas variam de acordo com o campeão, composição de time e também com a sua confiança (juro!).
Se você estiver bem confiante no teu time, no teu duo (da botlane) e em você mesmo, pode deixar as runas de GP10 de lado e ir com tudo para as quintessências de vida! Marcas, selos e glifos devem aumentar sua defesa mágica e sua armadura, portanto, escolha sabiamente.

Mas caso você esteja jogando sozinho e não tenha completa confiança no campeão que está jogando ou no seu time num geral, é muito bom colocar quintessências que aumentam o gold que você ganha por tempo, além dos selos.

Lembrando que tudo é situacional e depende da composição do seu time! Escolhendo uma lane mais passiva, é interessante pegar a “build de runas” de GP10, enquanto com um champion mais tank e de alta mobilidade (como, por exemplo, a Leona) é legal sair pegando HP e MR pra ficar fortinha desde o começo.



Masteries

A última tier de masteries é essencial para todos os supports. De lá você tira ótimas vantagens, desde uma ward gratuita no começo do jogo até XP adicional.

A escolha é, novamente, situacional: você pode optar por colocar pontos em talentos ofensivos ou defensivos.

Para alguns suportes, como Lux, Zyra, Fiddlesticks... é interessante colocar pontinhos na primeira tier, a ofensiva, por serem champions com grande utility mas que possuem muito potencial de dano também.
Já com Leona, Alistar e outros suportes mais voltados para o caminho de “tank”, é interessante aumentar ainda mais sua resistência utilizando seus pontos na tier do meio, a tier de defesa.



Posicionamento

Team Fights

O suporte tem 2 missões prioritárias numa team fight: proteger o ADC do seu time e/ou atrapalhar os causadores de dano do time inimigo. Use suas habilidades de controle de grupo e de utility para prender, stunar, cegar, dar slow, jogar pra cima e dar chance para os seus coleguinhas acabarem com as ameaças do time inimigo, que daí o resto fica fácil.

O que realmente separa um suporte de um bom suporte é a habilidade de saber quando é sábio iniciar a luta (ótimos ultis para iniciação: Zyra, Fiddlesticks, Leona, hook + ulti do Thresh) e quando é melhor recuar/proteger seus companheiros de time (ajudando no disengage: Tornado e ulti da Janna, todas as skills da Lulu, E do Thresh, E da Zyra)



Laning Phase  

                All-in
Você está confiante de que vai acertar a espadinha da Leona e está pronto para ir pra cima... E então olha para trás e seu ADC está matando os minions embaixo da torre, totalmente recuado.
Com alguns champions, é melhor partir logo pra cima para poder fazer uso completo de suas habilidades. Leona é um desses champions, por ter uma ótima defesa no começo do jogo e um kit de habilidades muito propício ao engage e ao “all in”.

                FreeDamage

O ADC inimigo tem o mesmo objetivo que o seu: pegar o máximo de farm que conseguir. E você está lá para tornar essa tarefa mais difícil, é claro.

Free damage é, literalmente, dano de graça. Você bate no cara, ele não tem como revidar e fica por isso mesmo. Então, nem preciso dizer que você quer causar free damage e não ser o alvo, não é?
Faça isso sempre que possível quando o ADC inimigo estiver no seu range para farmar. Puna-o. Você não quer que ele pegue essas creeps de graça.

                Poke

Poke é um tipo de free damage. Quando o cara estiver de boa farmando, você fica “cutucando”, batendo nele de vez em quando. Seja um chatão, incomode mesmo!

                Trade/Harass

Trade é a troca de dano entre dois champions, geralmente pokes ou auto-ataques... Mas “trocar” não é assim tão simples, é necessário conhecer muito bem tanto o champion utilizado por você quanto o utilizado pelo inimigo para que uma simples troca não gere uma kill desfavorável para o seu time.

Vale lembrar também que numa troca você está consciente de que vai tomar dano, por isso não pode ser considerado um “poke fail”. É importante pensar nas conseqüências quando for trocar dano com um personagem.

Harass é quando você está, literalmente, assediando o inimigo.

Não gente, não dessa forma.

Assédio no sentido de dar dano continuamente até fazer o cara ir embora e deixar seu ADC farmando na lane em paz, sozinho e divo!



Devo ser agressivo ou passivo?

Essa é uma dúvida muito freqüente e muito complexa de esclarecer, pois, mais uma vez, depende do resto do seu time também!

Se você estiver numa lane com uma Vayne, é bom dar uma segurada na agressivação agressividade e ficar mais sossegado, dar tempo para a Vayne farmar sem levar poke e só ir pra cima quando estiver certo da kill.

Se você estiver de suporte para um Draven jogando de Blitz... Nem preciso dizer que vocês devem ser ferozes e partir pra cima sempre que possível, por ser um duo com grande potencial de kills no começo do jogo.

Estou perdendo a Lane e agora?

Você é um Blitz e está com um Draven, mas mesmo assim ta complicado e você está perdendo a lane... Não entre em desespero! Recue um pouco, deixe o seu companheiro farmar numa boa, sem pressão, e peça ajuda do jungler para ganks. Comunique-se com o time!

Mesmo que o gank não termine em kill, fazer o time inimigo recuar um pouco sempre é bom, pois eles perdem farm e isso ajuda a equilibrar tudo novamente. Portanto, seja legal com seu jungler para ele ser legal com você também... LoL é um jogo de estratégia em equipe e é assim que precisamos jogar para conseguir ganhar!



Considerações Finais

Assim como as alterações que estão no PBE, tudo o que eu disse aqui está sujeito a mudanças de acordo com as seasons e os patches, e os reworks, e os buffs e os nerfs.

Lembrando-se disso, também ressalto que isso que falei é baseado na minha experiência como jogadora, admiradora e theorycrafter, não significa que eu seja a melhor suporte do mundo e nem que você deve seguir a risca tudo o que eu digo. Adapte para o seu estilo de jogo, busque os campeões que você se sente mais confortável ao jogar (Leona <3) e corra para o GG!

Cada jogo é um jogo, e sempre tem alguma coisa diferente para prestar atenção. Fique atento aos detalhes, converse com o seu time e fique atrás das suas tropas! (STAY BEHIND YOUR MINIONS Ò-Ó)



Bibliografia

Guia de Leona por EG.Krepo (http://www.lolking.net/guides/138114)
Reddit do LoL (em inglês) (http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/)
Pedro HiperGamer (http://www.youtube.com/user/PedroHiperGamer)






Jogador: Krepo
Time: Evil Geniuses
http://www.twitch.tv/skumbagkrepo

Jogador: Edward
Time: Curse
http://www.twitch.tv/edwardlol


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7 comentários :

  1. Sem Comentários, a tempos espero por um guia de Support, minha lane, e agora ganho esse "presente" muito bem feito e elaborado, organização impecável, bem redigido e com uma linguagem ascensível mesmo para aqueles com pouco conhecimento do mundo do LOl, entre outras palavras PERFEITO.

    GG PRA vOCÊ.
    Nos vemos nos Campos da Justiça

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  2. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=479312782164537&set=a.313660698729747.69562.313655728730244&type=1&theater

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  3. Thiago, é esse cometário que faz com que nós tenhamos vontade de trazer mais conteudo para vocês.

    Obrigado pelo apoio meu velho.

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  4. Achei bem interessante. É o basico que não apenas o suporte deve saber, mas que todos os jogadores deveriam saber sobre o cara que se propõe a jogar de suporte.

    Acho no entanto que caberia agora fazer um guia mais avançado, aceita o desafio?

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  5. Ótimo guia, um dos mais completos que já vi sobre essa role. É uma das que eu mais gosto de jogar, porque ironicamente é a mais satisfatória pra mim (ver seu adc 5/0/0 e com o dobro de cs na lane phase e carregando o jogo depois é demais, acredite). Só uns complementos que eu acho importante se ter em mente:

    - Pedra/Rubi da Visão em 80% dos casos é um ótimo early item. Te dá 2/3 wards a cada 3min (a.k.a. você pode ficar muito mais tempo na lane do que com as wards normais) e depois, nas 'perseguições pela jungle', te dá visão estratégica "de graça" (porque elas podem ser reposicionadas sem custo pra você).
    - Itens de gp10 são um must; Pedra filosofal+outro é o ideal, mas se tiver perdendo pegue só a pedra mesmo. E, além disso, eles 'viram' itens utilíssimos, seja de aura/ativo, seja um Morellonomicon (que dá 'feridas dolorosas' e ferra com o healer inimigo).

    - Counter-warding é o que define qual suporte manda na lane (sim, quem manda na lane não é o adc. É o suporte.) Permite ganks seguros (e mais efetivos), te protege deles e permite seu adc farmar 'em paz'.

    No mais, saber o que todos os outros três champs da lane podem fazer é muito bom pra você. Como em qualquer outra role, te permite antecipar um engage inimigo e virá-lo a seu favor. Mais do que isso, te permite um counter-pick, que te dá uma (pequena) vantagem na lane.

    Tá grande, eu sei, mas lembrem-se: um bom adc não se sustenta com um supp ruim, mas um bom supp carrega um adc ruim.

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  6. O que o André falou é verdade... Nosso salário é o comentário de vocês!

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