Eu
sou a PriFTW láááá do Minha Tia Joga LoL e eu
jogo de support há 2 anos. Não joguei tanto quanto gostaria, mas estudo
bastante, assisto bastante stream, converso muito com o pessoal que faz os
theorycrafting (hahaha) e tal...
O
artigo abaixo é o que eu penso, faço e vivo como support. Nada é obrigatório,
são apenas dicas do fundo do meu coração <3
O que faz um Support?
Ao
contrário do que muitos pensam, não basta apenas ter cura para ser support. Os
champions support são todos aqueles que não dependem de itens para ser efetivos
e que possuem algum tipo de CC, algum jeito de desabilitar o inimigo.
Vejamos,
por exemplo, o Thresh. Ele tem o gancho, que agarra um inimigo e o traz pra
perto, ou que ele pode utilizar para pular em cima de quem for pego. Além
disso, ele tem a lanterna que dá escudo para os aliados próximos a ela, e que é
um mecanismo que proporciona grande mobilidade, uma vez que o primeiro aliado a
clicar na lanterna é transportado para onde Thresh está. Sua terceira
habilidade puxa e/ou empurra o inimigo, e seu ulti é uma das skills que mais dá
lentidão de todo o jogo!
A
Sona, da mesma forma, tem uma aura embutida em cada skill e essa aura não
escala com nenhum tipo de item, o tempo do stun da Leona não aumenta com os
itens e o tempo do snare da Zyra também não.
Champion
support é o cara que consegue fazer tudo o que tem pra fazer sem precisar de
itens.
Tem
muita gente que discorda, mas support é uma das posições mais difíceis do jogo,
pois exige muita atenção no mapa, domínio de suas habilidades para saber em
qual momento é melhor usar cada skill... Nunca se sabe quando aquele stun que
está no cooldown poderia mudar o rumo de uma teamfight.
Além
disso, ajudar os outros pode ser bem frustrante, principalmente quando seu
trabalho não é reconhecido. Você dá o sangue para que seu ADC consiga farmar,
dá aquela assistência marota para tirar o inimigo da lane, coloca sentinelas no
rio inteiro para não serem surpreendidos pelo jungler inimigo, e se o ADC
morrer em algum momento neste processo, mesmo que a culpa seja inteiramente
dele, você é lixo. É, eu sei, posiçãozinha ingrata e pouco valorizada.
Porém,
é muuuuuuuito gratificante você dar um slow naquele jungler chato que estava
perseguindo seu colega, acertar um ulti da Leona em 3 pessoas pra começar uma
teamfight, destruir as sentinelas do outro support e ganhar gold, ver o pessoal
usando flash para sair da sua bolha de Nami. Ver teu score ficar 3/2/25 e
perceber que participou de praticamente todas as kills do seu time.
Só
jogando para saber. Não tenha medo de tentar!
Obrigações de um Support.
O
support deve, além de outras coisas, fornecer visão do mapa para o time através
das wards/sentinelas.
Visão
do mapa, apesar de parecer algo simples e babaca, é muitas vezes o que
diferencia um time vitorioso de um time bom de verdade. É necessário ter
conhecimento dos melhores pontos para colocar suas sentinelas de acordo com a
composição do seu time e do time inimigo.
No
vídeo abaixo você confere algumas dicas de posicionamento de sentinelas no
começo do jogo (early game/laning phase):
E na
imagem acima você visualiza alguns pontos comuns e pontos estratégicos para
colocar suas wards (em inglês).
Vale
lembrar que visão de mapa é algo que beneficia o time inteiro e que tornar essa
visão possível é uma meta do time todo, então... COMPREM WARDS TAMBÉM! Sobrou
um pouco de gold e você não vai conseguir completar o item? Compre uma ward,
ajude o seu suporte.
Auxiliar
nas teamfights para garantir a segurança do seu ADC e/ou iniciar as lutas e
atrapalhar o ADC inimigo também são obrigações do support, mas assim como as
wards, não é uma obrigação exclusiva dele.
O
support também é responsável, geralmente, por fazer itens de aura que ajudem a
equipe toda, como a Égide da Legião (Aegis), e itens ativáveis que dão buffs
para o time, como o Medalhão Solari de Ferro (Locket of the Iron Solari – ao
ativar, dá shield para aliados próximos) e Shurelya (ao ativar, concede bônus
de velocidade de movimento para os aliados próximos). É comum dividir essa
tarefa com o jungler ou o toplaner, dependendo da configuração do time e dos
champions envolvidos.
Além
disso, é crucial controlar o tempo do jogo. Saber quanto tempo as habilidades
(ultimates mortais, por exemplo) tem de cooldown, bem como ajudar o jungler a
contar os tempos dos buffs, tanto dos seus quanto os dos inimigos e dos
objetivos gerais do mapa (Barão e Dragão).
Atualmente,
no cenário competitivo de League of Legends temos visto os mais variados picks
para support, indo desde os mais tradicionais (Sona, Lulu, Janna) até
Fiddlesticks!
Os
picks mais comuns de support são Thresh,
por sua utilidade suprema (puxão, lanterna, knock back e slow extremo); Sona, por suas auras sensacionais e
dano considerável, além de um ulti que, se bem utilizado, pode virar um jogo; Lulu, por seu kit ambivalente que
possui buffs para aliados e debuffs para os inimigos; Leona por ter uma ótima passiva e muitos muitos muitos stuns; Janna, uma ótima champion para
composições de disengage (maldito tornadinho! Ò-ó); Zyra, por seu (E) ser um
ótimo disengage e seu ulti pegar uma área bem grande.
Os
spells mais comuns para suporte são “Flash” (duh, necessário) e Exaustão ou
Incendiar.
Espera aí Pri, como assim Incendiar?
O
dano periódico do Incendiar pode ser utilizado tanto para finalizar um inimigo
quanto para reduzir sua cura, já que durante o período em que ele “queima” o alvo recebe 50% menos cura ou regeneração
de HP. Na Season passada, era muito comum que os ADCs carregassem essa
spell, mas, com a introdução do feitiço “Barreira” na S3, muitos players optam
por trocar o Incendiar por Barreira, para garantir sua sobrevivência. Portanto,
alguns supports acabam ficando com o Incendiar justamente para contra-atacar
times que tenham muitas fontes de cura (uma Soraka, por exemplo.). No fim das
contas, tudo depende da composição dos times!
Runas
variam de acordo com o campeão, composição de time e também com a sua confiança
(juro!).
Se
você estiver bem confiante no teu time, no teu duo (da botlane) e em você
mesmo, pode deixar as runas de GP10 de lado e ir com tudo para as quintessências de vida! Marcas, selos e
glifos devem aumentar sua defesa mágica e sua armadura, portanto, escolha
sabiamente.
Mas
caso você esteja jogando sozinho e não tenha completa confiança no campeão que
está jogando ou no seu time num geral, é muito bom colocar quintessências que aumentam o gold que você ganha por tempo, além dos selos.
Lembrando
que tudo é situacional e depende da composição do seu time! Escolhendo uma lane
mais passiva, é interessante pegar a “build de runas” de GP10, enquanto com um
champion mais tank e de alta mobilidade (como, por exemplo, a Leona) é legal sair pegando HP e MR pra
ficar fortinha desde o começo.
A
última tier de masteries é essencial para todos os supports. De lá você tira
ótimas vantagens, desde uma ward gratuita no começo do jogo até XP adicional.
A escolha é, novamente, situacional:
você pode optar por colocar pontos em talentos ofensivos ou defensivos.
Para
alguns suportes, como Lux, Zyra, Fiddlesticks... é interessante colocar pontinhos na primeira tier,
a ofensiva, por serem champions com grande utility mas que possuem muito
potencial de dano também.
Já
com Leona, Alistar e outros suportes mais voltados para o caminho de “tank”, é
interessante aumentar ainda mais sua resistência utilizando seus pontos na tier
do meio, a tier de defesa.
Team Fights
O
suporte tem 2 missões prioritárias numa team fight: proteger o ADC do seu time
e/ou atrapalhar os causadores de dano do time inimigo. Use suas habilidades de
controle de grupo e de utility para prender, stunar, cegar, dar slow, jogar pra
cima e dar chance para os seus coleguinhas acabarem com as ameaças do time
inimigo, que daí o resto fica fácil.
O
que realmente separa um suporte de um bom suporte é a habilidade de saber
quando é sábio iniciar a luta (ótimos ultis para iniciação: Zyra, Fiddlesticks,
Leona, hook + ulti do Thresh) e quando é melhor recuar/proteger seus
companheiros de time (ajudando no disengage: Tornado e ulti da Janna, todas as
skills da Lulu, E do Thresh, E da Zyra)
All-in
Você
está confiante de que vai acertar a espadinha da Leona e está pronto para ir
pra cima... E então olha para trás e seu ADC está matando os minions embaixo da
torre, totalmente recuado.
Com
alguns champions, é melhor partir logo pra cima para poder fazer uso completo
de suas habilidades. Leona é um desses champions, por ter uma ótima defesa no
começo do jogo e um kit de habilidades muito propício ao engage e ao “all in”.
FreeDamage
O
ADC inimigo tem o mesmo objetivo que o seu: pegar o máximo de farm que
conseguir. E você está lá para tornar essa tarefa mais difícil, é claro.
Free
damage é, literalmente, dano de graça. Você bate no cara, ele não tem como
revidar e fica por isso mesmo. Então, nem preciso dizer que você quer causar
free damage e não ser o alvo, não é?
Faça
isso sempre que possível quando o ADC inimigo estiver no seu range para farmar.
Puna-o. Você não quer que ele pegue essas creeps de graça.
Poke
Poke
é um tipo de free damage. Quando o cara estiver de boa farmando, você fica
“cutucando”, batendo nele de vez em quando. Seja um chatão, incomode mesmo!
Trade/Harass
Trade é a troca de dano entre dois
champions, geralmente pokes ou auto-ataques... Mas “trocar” não é assim tão
simples, é necessário conhecer muito bem tanto o champion utilizado por você
quanto o utilizado pelo inimigo para que uma simples troca não gere uma kill
desfavorável para o seu time.
Vale
lembrar também que numa troca você está consciente
de que vai tomar dano, por isso não pode ser considerado um “poke fail”. É
importante pensar nas conseqüências quando for trocar dano com um personagem.
Harass é quando você está,
literalmente, assediando o inimigo.
Não gente, não dessa forma.
Assédio
no sentido de dar dano continuamente até fazer o cara ir embora e deixar seu
ADC farmando na lane em paz, sozinho e divo!
Essa
é uma dúvida muito freqüente e muito complexa de esclarecer, pois, mais uma
vez, depende do resto do seu time também!
Se
você estiver numa lane com uma Vayne, é bom dar uma segurada na agressivação
agressividade e ficar mais sossegado, dar tempo para a Vayne farmar sem levar
poke e só ir pra cima quando estiver certo da kill.
Se
você estiver de suporte para um Draven jogando de Blitz... Nem preciso dizer
que vocês devem ser ferozes e partir pra cima sempre que possível, por ser um
duo com grande potencial de kills no começo do jogo.
Estou perdendo a
Lane e agora?
Você
é um Blitz e está com um Draven, mas mesmo assim ta complicado e você está
perdendo a lane... Não entre em desespero! Recue um pouco, deixe o seu
companheiro farmar numa boa, sem pressão, e peça ajuda do jungler para ganks. Comunique-se com o time!
Mesmo
que o gank não termine em kill, fazer o time inimigo recuar um pouco sempre é
bom, pois eles perdem farm e isso ajuda a equilibrar tudo novamente. Portanto,
seja legal com seu jungler para ele ser legal com você também... LoL é um jogo
de estratégia em equipe e é assim que precisamos jogar para conseguir ganhar!
Assim
como as alterações que estão no PBE, tudo o que eu disse aqui está sujeito a
mudanças de acordo com as seasons e os patches, e os reworks, e os buffs e os
nerfs.
Lembrando-se
disso, também ressalto que isso que falei é baseado na minha experiência como
jogadora, admiradora e theorycrafter, não significa que eu seja a melhor
suporte do mundo e nem que você deve seguir a risca tudo o que eu digo. Adapte
para o seu estilo de jogo, busque os campeões que você se sente mais
confortável ao jogar (Leona <3) e
corra para o GG!
Cada
jogo é um jogo, e sempre tem alguma coisa diferente para prestar atenção. Fique
atento aos detalhes, converse com o seu time e fique atrás das suas tropas! (STAY BEHIND YOUR MINIONS Ò-Ó)
Guia
de Leona por EG.Krepo (http://www.lolking.net/guides/138114)
Reddit
do LoL (em inglês) (http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/)
Barato
dos Games (http://www.youtube.com/user/baratogamertv)
Pedro
HiperGamer (http://www.youtube.com/user/PedroHiperGamer)
Jogador: Krepo
Time: Evil Geniuses
http://www.twitch.tv/skumbagkrepo
Jogador: Edward
Time: Curse
http://www.twitch.tv/edwardlol
Se você gostou, curta o Facebook do Minha Tia Joga LoL e o do Jornal de Runeterra e deixe seu feedback nos comentários.
Jogador: Krepo
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Bueníssima!
ResponderExcluirSem Comentários, a tempos espero por um guia de Support, minha lane, e agora ganho esse "presente" muito bem feito e elaborado, organização impecável, bem redigido e com uma linguagem ascensível mesmo para aqueles com pouco conhecimento do mundo do LOl, entre outras palavras PERFEITO.
ResponderExcluirGG PRA vOCÊ.
Nos vemos nos Campos da Justiça
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=479312782164537&set=a.313660698729747.69562.313655728730244&type=1&theater
ResponderExcluirThiago, é esse cometário que faz com que nós tenhamos vontade de trazer mais conteudo para vocês.
ResponderExcluirObrigado pelo apoio meu velho.
Achei bem interessante. É o basico que não apenas o suporte deve saber, mas que todos os jogadores deveriam saber sobre o cara que se propõe a jogar de suporte.
ResponderExcluirAcho no entanto que caberia agora fazer um guia mais avançado, aceita o desafio?
Ótimo guia, um dos mais completos que já vi sobre essa role. É uma das que eu mais gosto de jogar, porque ironicamente é a mais satisfatória pra mim (ver seu adc 5/0/0 e com o dobro de cs na lane phase e carregando o jogo depois é demais, acredite). Só uns complementos que eu acho importante se ter em mente:
ResponderExcluir- Pedra/Rubi da Visão em 80% dos casos é um ótimo early item. Te dá 2/3 wards a cada 3min (a.k.a. você pode ficar muito mais tempo na lane do que com as wards normais) e depois, nas 'perseguições pela jungle', te dá visão estratégica "de graça" (porque elas podem ser reposicionadas sem custo pra você).
- Itens de gp10 são um must; Pedra filosofal+outro é o ideal, mas se tiver perdendo pegue só a pedra mesmo. E, além disso, eles 'viram' itens utilíssimos, seja de aura/ativo, seja um Morellonomicon (que dá 'feridas dolorosas' e ferra com o healer inimigo).
- Counter-warding é o que define qual suporte manda na lane (sim, quem manda na lane não é o adc. É o suporte.) Permite ganks seguros (e mais efetivos), te protege deles e permite seu adc farmar 'em paz'.
No mais, saber o que todos os outros três champs da lane podem fazer é muito bom pra você. Como em qualquer outra role, te permite antecipar um engage inimigo e virá-lo a seu favor. Mais do que isso, te permite um counter-pick, que te dá uma (pequena) vantagem na lane.
Tá grande, eu sei, mas lembrem-se: um bom adc não se sustenta com um supp ruim, mas um bom supp carrega um adc ruim.
O que o André falou é verdade... Nosso salário é o comentário de vocês!
ResponderExcluir