Começaremos hoje com uma série de guias sobre os mais variados campeões do League of Legends. A série intitulada "Guia de Quinta" traz dicas e explicações sobre vários personagens do jogo.
E pra começar, abriremos a série com uma das builds mais comuns atualmente no League of Legends: A Build Azul do Ezreal.
Espero que gostem!
Ezreal nasceu com o dom da magia correndo por suas veias,
mas tinha um desejo de explorar que era ainda mais forte. Ele foi colocado numa
escola para se tornar um talentoso tecmáturgo, mas entediou-se rapidamente com
os estudos de magia. Ao completar oito anos, o garoto gênio já havia mapeado completamente os túneis subterrâneos de Piltover. A qualidade do seu trabalho
foi tão bom que o governo de Piltover comprou seus mapas e começou a pagar por
seus serviços como Chefe Explorador de Piltover. Isso fez com que o destino de
Ezreal fosse traçado - ele iria deixar as artes arcanas em favor da
arqueologia. Desde então, muitas das aventuras de Ezreal foram contadas em
livros.
Ezreal é um carregador/mago, à distância dependendo de como
você construí-lo. Tem uma das melhores habilidades para se posicionar além um
kit invejável para um AD Carry, combinando Mobilidade, Dano e Velocidade de
Ataque.
Vantagens +
- Maior mobilidade do jogo.
- Esteroide de velocidade de ataque em sua passiva.
- Habilidade que aplica buff nos aliados.
- Habilidade que aplica efeitos por acerto.
- Tem skin ultimate! =D
Desvantagens -
- Muito squishy.
- Um dos menores lifes no nível 01.
- Todas as suas habilidades são skillshots
- Muito difícil de maximizar as suas mecânicas.
- Tem a pior dança do League of Legends =(
(Passiva) Feitiço do
Poder Crescente
“Atingir um alvo com
quaisquer das habilidades de Ezreal aumenta sua Velocidade de Ataque em 10% por
5 segundos (o efeito se acumula até 5 vezes).”
Já ouviu falar que itens de velocidade de ataque é inútil em
Ezreal? A culpa é desta passiva. A cada habilidade acertada é mais 10% de
velocidade de ataque, no seu ultimate as 5 stacks são acumuladas
instantaneamente e você ganha 50% de velocidade de ataque grátis.
(Q) Disparo Místico
“Ezreal dispara um
projétil de energia que reduz todas os seus Tempos de Recarga em 1 segundo se
atingir uma unidade inimiga. Ezreal ataca com um disparo de energia, causando
35/55/75/95/115 (+1.0) (+0.2) de dano físico (aplica efeitos por acerto). “ As
recargas de Ezreal são reduzidas em 1 segundo caso o Disparo Místico acerte um
alvo.
A habilidade que faz de Ezreal ser quem ele é, principalmente
nesta nova build Azul, tem um CD mínimo, aplica todos os efeitos por acerto e
causa dano físico e magico, é quase um auto ataque muito mais forte, aprenda
usar o SmartCast e acerte todos os skillshots, seja um Ezreal Feliz.
(W) Fluxo Essencial
“Ezreal dispara uma
onda de energia flutuante, causando dano mágico nos campeões inimigos enquanto
aumenta a Velocidade de Ataque dos campeões aliados. Ezreal dispara uma onda de
energia que causa dano à todos os campeões inimigos que ela atingir com 70/115/160/205/250
(+0.8) de dano mágico. Campeões aliados atingidos pela onde terão sua
Velocidade de Ataque aumentada em 20/25/30/35/40% por 5 segundos.”
Ok, depois de uns nerfs esta habilidade perdeu 80% da sua
eficácia em batalha. Ela tem um custo de mana muito alto para um EZ AD, mas
para um EZ AP ela é muito forte. Ela não atinge minions, o que significa que o
inimigo não pode se proteger atrás da wave. O seu scale de 80% de AP faz Ezreal
muito forte na MID Lane, mas é uma habilidade quase inútil na Bot Lane, evite utilizá-la
para dar dano prefira usar em um campeão aliado para aumentar o seu Atack Speed
quando estiver batendo em uma torre.
Se estiver de EZ AP, tente acertar essa skill em seus
aliados ao mesmo tempo em que nos seus inimigos, eles tomarão muito dano e o
seu aliado recebera o buff.
(E) Translocação
Arcana
“Ezreal se teleporta
para um local alvo que está próximo e lança um dardo que acerta a unidade
inimiga mais próxima. Ezreal teleporta até uma locação alvo próxima e dispara
uma dardo perseguidor na unidade inimiga mais próxima, causando
75/125/175/225/275 (+0.75) de dano mágico.”
A cereja no bolo, um Flash a cada 8 segundos e um dano
considerável para Ezreal AP. Para Ezreal AD, se torna o melhor personagem para
escape do jogo. Com a build Azul, você terá Disparos Místicos a cada 2
segundos, se acertar a Skill será a cada segundo, cada Disparo Mistico reduz o
CD de Translocação Arcana em 1, ou seja, numa batalha você terá um flash
disponível a cada 3 ou 4 segundos. SUPERB!
Abuse da sua mobilidade nas teamfights, se alguém vier pra
cima de você use a habilidade pra sair, se a teamfight já terminou e sobrou
aquele Varus com 50 de vida use seu E+Q (ou E+Q+W para EZ AP) e finalize-o.
Obs: NUNCA utilize este habilidade para iniciar uma batalha,
pode lhe custar caro, principalmente nos níveis iniciais.
(R) Barragem
Incendiária
Ezreal canaliza por 1
segundo para lançar uma poderosa barragem de mísseis de energia que causam
grande dano a cada unidade que eles passam (causa 10% menos dano a cada unidade
que ele passa). Ezreal canaliza por 1 segundo para disparar uma barragem de
mísseis causando 350/500/650 (+1.0) (+0.9) de dano mágico em cada unidade que
ela atravessa. No entanto, ela causa 10% a menos de dano para cada unidade que
atingir (mínimo de 30%).
Parafraseando meu amigo Mateus ‘yeTz’ Vieira: Holy, Banana!
Uma onda de choque que causa dano mágico e dano físico, que
anda por todo o mapa. Qual seu diferencial? Seu baixo CD, lembra do disparo
místico? Pois é, ela também reduz o CD do seu ultimate, com esta build Azul
você é praticamente uma Lux soltando ultimates a cada 30 ou 35 segundos.
Procure utilizar seu ultimate
no máximo de inimigos que puder para começar a teamfight com a passiva stackada
ao máximo. Iniciar uma teamfight com
50% a mais de velocidade de ataque não é nada mal. Nunca utilize o seu E para
iniciar uma teamfight nem pra atacar
um inimigo, a menos que ele seja o ultimo vivo e esteja morrendo. Procure
acertar o máximo de Disparos Místicos possível, para que o seu E esteja sempre
disponível quando você precisar se reposicionar.
Tente dar poke o quanto conseguir antes de iniciar uma teamfight, mas cuidado com os
iniciadores inimigos.
Runas
As runas vão abaixo, você pode trocar os Glifos por Resistência Mágica se preferir, e colocar 1 Quintessência a mais de LifeSteal. Fica a seu gosto.
Runas
As runas vão abaixo, você pode trocar os Glifos por Resistência Mágica se preferir, e colocar 1 Quintessência a mais de LifeSteal. Fica a seu gosto.
Masteries
Não esqueça nunca de pegar Feiticaria, ela vai lhe garantir um bom CDR. Algumas pessoas utilizam 21/4/5, mas a original é essa.
A Build Azul foi
inventada pelo AD Carry da TPA, Bebe. Ela combina o beneficio do Disparo Místico
do Ezreal com todos os efeitos por acerto dos novos itens da Season 3.
Sempre que acertar o ‘Q’, você aplicara os efeitos do
Lagarto Ancião e da Manopla de Gelo, além de diminuir o tempo de recarga de
todas as suas habilidades. As Botas Ionianas lhe garantem uma redução de CD
considerável, baixando ainda mais o tempo de recarga do ‘Q’ tornando a habilidade
praticamente um auto ataque.
Quais os itens da
Build Azul?
Botas Ionianas da
Lucidez Custo: 1000g (675)
- Passivo ÚNICO: +15% de Redução do Tempo de Recarga
- Passivo ÚNICO - Movimento Aprimorado: +45 de Velocidade de Movimento
- (Passivos Únicos com o mesmo nome não se acumulam.)
Espírito do Lagarto
Ancião Custo: 2000 (500)
- +35 de Dano de Ataque
- +10% de Redução do Tempo de Recarga
- +14 de Regeneração de Vida por 5 segundos
- +7 de Regeneração de Mana 5 por segundos
- Passivo ÚNICO - Algoz: O dano causado a monstros é aumentado em 30%.
- Passivo ÚNICO: Ataques básicos e feitiços que não infligem dano-sobre-tempo causam 6-40 (com base no nível) de dano verdadeiro bônus ao longo de 3 segundos ao contato.
Manamune/Muramana
Custo: 2100 (1000)
- +250 de Mana
- +20 de Dano de Ataque
- +7 de Regeneração de Mana por 5 segundos
- Passivo ÚNICO - Receio: Concede Dano de Ataque bônus igual a 2% da Mana máxima.
- Passivo ÚNICO - Carga de Mana: Concede +4 de Mana máxima (máx.: +750 de Mana) para cada feitiço conjurado e Mana gasta (3 segundos de tempo de recarga).
Espada do Rei
Destruído Custo: 3200 (1000)
- +25 de Dano de Ataque
- +40% de Velocidade de Ataque
- +15% de Roubo de Vida
Passivo ÚNICO: Ataques básicos causam 5% da Vida atual do
alvo em dano físico bônus (máx.: 60 contra tropas e monstros) ao contato.
Ativo ÚNICO: Causa 15% da Vida máxima do alvo (mín.: 100)
como dano físico, cura na mesma quantia, e rouba 30% da Velocidade de Movimento
do alvo por 4 segundos (60 segundos de tempo de recarga).
Manopla de Gelo
Custo: 3250 (700)
- +30 de Poder de Habilidade
- +500 de Mana
- +70 de Armadura
- +10% de Redução do Tempo de Recarga
Passivo ÚNICO - Feitiço de Lâmina: Após usar uma habilidade,
seu próximo ataque básico causa (ao contato) dano físico bônus igual a 125% de
seu Dano de Ataque base a inimigos próximos ao alvo, e cria um campo de 2
segundos ao redor do alvo que causa lentidão de 30% a inimigos atingidos (2
segundos de tempo de recarga; metade do campo se o ataque for à distância).
Último Suspiro Custo:
2300 (1025)
+40 de Dano de Ataque
Passivo ÚNICO: Dano físico ignora 35% da Armadura do alvo (é
aplicado antes de Penetração de Armadura).
PS.: Existe uma
variação que coloca a Sedenta por Sangue no lugar da Espada do Rei Destruído,
você ganha em Dano (principalmente nos auto-ataques) e Roubo de Vida, mas perde
em velocidade de ataque. Fique a vontade para o que melhor lhe couber.
Vantagens
Desvantagens
Vantagens
- Baixos tempos de recargas, favorecendo o uso quase que constante de ultimates
- Aumento considerável de mobilidade por ter Translocação Arcana a cada 3 ou 4 segundos (acertando os Disparos Místicos)
- Seu Q aplica efeitos por acerto, portanto todos os benefícios implícitos nesta expressão estão inclusos (efeitos da Manopla, Lagarto Ancião e Ultimo
Desvantagens
- Em comparação ao Ezreal AD, você não terá tanto dano em seus auto-ataques o que significa que você precisa acertar os seus skillshots, elevando um pouco o nível de dificuldade para se jogar de Ezreal.
- Seu LifeSteal não será tão grande quanto a build comum de EZ AD por causa da menor quantidade de críticos.
- Você ganha um pouco de defesa, mas permanece squishy.
No vídeo abaixo, você pode ver a eficácia da build em ação
por seu criador:
- Early Game
- Como todo ADC, foque sempre em farmar. Sempre que puder, tente acertar seu inimigo se utilizado do seu ‘Q’. Lembre-se de ficar atento a sua mana, garanta o mínimo possível para uma Translocação Arcana. Se aparecer oportunidades de kill, tente pegar, caso contrário jogue seguro principalmente se você estiver contra um Draven ou Varus. Feche Lágrima da Deusa e tente pegar Espirito do Lagarto Ancião, por ser um item barato você deve conseguir antes dos 16 minutos de jogo, se estiver farmando direito. Feche sua Bota Ioniana para ganhar a redução de CD.
- Mid Game
- Aqui não muda muito, procure sempre farmar o máximo possível utilizando seu Q e push as ondas de minions com seu ultimate sempre que necessário. Não tenha pena, utilize seu ultimate para farmar os minions, se as outras lanes estiverem pushando sua base, utilize o range global do seu ult para farmar. O CD muito baixo das suas habilidades pelo uso do ‘Q’ garantirá seu ultimate constantemente. Procure andar junto com sua equipe e abuse do poke contra o time inimigo, sua Lágrima da Deus permite isso. Cuidado com os iniciadores do time adversário e tente não ficar muito à frente da linha de batalha. Se você conseguir algumas kills ou está farmando bem, feche o Alfanje de Bilgewater e comece a construir a sua Manopla de Gelo.
- Por volta dos 28 minutos, sua Lágrima já vai estar estacada. Sua Muramana estará pronta.
- Late Game
- Aqui você já deve ter no mínimo 3 ou 4 itens da sua build (se você não estiver muito pra trás ou perdendo muito CS) então não tem segredo, ande sempre com sua equipe e farme os minions próximo da sua base/torre. Avise sempre que for pegar as ondas de minions e NÃO SEJA PEGO FORA DE POSIÇÃO. Tente pokear o time inimigo, se você vir alguém sozinho e tem certeza que ele está só, fique pokeando ele com seu ‘Q’ até ele recuar ou ficar com life baixo o suficiente para que seu combo de Ultimate + E + Q + Ataque Básico possa mata-lo (FAÇA ISSO COM SEGURANÇA!).
Na hora das teamfights,
fique sempre atrás dos seus tanks e abuse dos Disparos Místicos e Translocações
Arcanas para se reposicionar. Quando a teamfight
iniciar, use seu ultimate no máximo
de inimigos possíveis para dar dano e stackar
sua passiva.
Aqui você tem uma tabela de suportes que combinam bem com
Ezreal. Um dos melhores é a Sona, pois o seu sustain é absurdo e sua capacidade
de poke combina bem com o Ezreal, além de seu ultimate.
Lulu, Taric (obvio) e Lux também são ótimos suportes.
Conclusão
Ezreal sempre foi um campeão muito forte e esta build azul
se tornou unanimidade entre todos os jogadores.
Para quem gosta de composições de muito poke é a melhor
pedida do momento, além de combinar mobilidade, pois a lentidão da Manopla de
Gelo mais a redução de CD da Translocação Arcana dificulta bastante a vida do
seu perseguidor. Não é nada inteligente perseguir um Ezreal, sério.
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