As funções no League of Legends atualmente são vastamente diferenciadas. Pense desta forma: Você não gostaria que seu 5'8" Point Guard jogasse no centro um dia. Ele com certeza não teria o psicológico e as habilidades necessárias para a posição. Então, é importante saber quais são as prioridades para cada lane.
TOP
Vamos deixar Ralph Waldo Emerson de lado, por que é hora de aprender alguma auto-suficiencia. O TOP
é uma lane estranha, mas a primeira coisa que você deve aprender é: VOCÊ ESTÁ POR SUA CONTA. Você está longe do Dragão, então seu Jungler vai gastar mais tempo no BOT; se ele gankar pra você, até mesmo pegar uma kill, o outro time pode pegar o Dragão e te colocar pra trás. Se o Jungler deles tem um forte controle do Dragão (Nunu/Amymy/Cho/Shaco/Vi + uma infinidade), espere NUNCA ver seu Jungler.
é uma lane estranha, mas a primeira coisa que você deve aprender é: VOCÊ ESTÁ POR SUA CONTA. Você está longe do Dragão, então seu Jungler vai gastar mais tempo no BOT; se ele gankar pra você, até mesmo pegar uma kill, o outro time pode pegar o Dragão e te colocar pra trás. Se o Jungler deles tem um forte controle do Dragão (Nunu/Amymy/Cho/Shaco/Vi + uma infinidade), espere NUNCA ver seu Jungler.
Não estou dizendo que não vai, apenas que você nao deve contar com isto. Se você é um dos primeiros a escolher, pegue um campeão seguro. E se você é um dos últimos a escolher, tente dar um counterpick no seu oponente, se você conhecer é claro. Você não quer depender do seu jungler para vencer a lane. Oh, e em algumas jogos, você será campado. Se acontecer isto, jogue seguro, não morra e provoque o jungler inimigo no chat para todos. Fale sobre como você deve ser muito importante para ele estar lá. Ou diga "tente de novo, traga o mid laner também!"
A TOP Lane é, de várias formas, o tank para as outras lanes, tentando jogar agressivamente para que eles possam jogar o late game com segurança.
Existem três caminhos para se jogar no TOP, que, eu acho que é legal:
Assassino / Mestre-do-Poke
Aqui estão o Kha'Zix, Jayce, Nidalee. Devem ser construídos como puro burst damage. Normalmente, eles terminarão com Muramana/Bloodthister(Sedenta por Sangue)/Last Whisper(Ultimo Suspiro) e um item defensivo. Ei, obviamente Nidalee deve construir uma build AP se for para poke.
Eles normalmente tem um jungler com muito CC; Se seu jungler não tem CC, espere por 0 ganks durante o jogo. não é nada pessoal, apenas você não conseguirá a kill.
Abuse de wards e mobilidade para permanecer sem ganks do inimigo.
Off-Tank
Está build se popularizou a um tempo atrás, mas basicamente, você pega um item ofensivo caro/forte, então constrói puramente TANK. O item do momento é a Blade of Ruined King (Espada do rei destruido), mas antigamente, era algo como Trinity Force (Força da Trindade) para Trinity Force para Trinity Force. Alguns campeões AP faziam isto, mas eles tinham um pouco mais de flexibilidade na build, geralmente escolher um monte de itens híbridos de dano e defesa, como Road of Ages (Bastão das Eras), Abyssal Scepter (Cetro Abissal), Frozen Fist (Manopla de Gelo), Liandry's Torment (Tormento de Liandry), Rylai's Crystal Scepter (Cetro de Cristal de Rylai) e por ai vai.
São bons com qualquer tipo de jungler, pois eles tem CC para iniciar um gank, mas o dano que será causado.
Se você for gankado e não tiver escapatória, tente levar um com você. Você provavelmente terá dano para isto, especialmente se estiver vencendo a lane.
Modo-Besta
Alguns campeões não precisa de dano para serem uma ameaça; eles têm tanto CC e dano base que eles apenas constroem defesa e CDR (Redução de tempo de recarga). Randuin's Omen (Presságio de Randuin), Sunfire Cape (Capa de fogo solar) e outros itens de defesa com dano em aréa são comuns.
Você quer ganks de campeões com um pouco de dano; você não precisa de de muito CC. Você pode se esforçar para responder a ganks em alvos super tanks (sem dano suficiente), eles tem o mesmo problema contra você.
Você não precisa escapar de ganks, você simplesmente sai deles com metade da vida, porque ninguém pode te matar. Mais que qualquer outro top, você quer o jungler no top para perder tempo.
Basicamente, o top é bom se você é um arrogante filha da mãe que gosta de ficar sozinho para exercer sua dominância sobre o mundo. Apenas tente não ser muito um lobo solitário, se seu laner está dando muito roaming, você precisará pegar a torre ou ir junto com ele.
MID
O mid é normalmente aonde vai o AP Carry, mas agora é na realidade daonde vem o seu dano/burs, desde que AD Casters começaram a aparecer por aqui também. você deve parecer com a central do seu time de várias formas. Primeiro, você é o centro, literalmente. A fraqueza que possa aparecer em seu kit deve ser suprida pelo seu time. Sem CC? Espere seu jungler/top/support. Sem dano em area? Espero que seu TOP/AD façam isso por você! As forças do seu kit definirão seu time.
Você tem duas qualidades importantes: qualidade de lane e qualidades de luta de equipe.
No decorrer da sua fase de rotas, você deve escolher entre ser o Roamer ou o Farmer. Farmers procuram conseguir a maior quantidade de farm possível. Nunca deixe a lane, consiga um Cálice uma Lágrima um Catalisador até que suas orelhas derramem mana. (Brincadeira, não faça isso, escolha 1 ou 2) e farm cada wave e empurre. Os Roamers procuram snowbollar as lanes. Qualquer um com boa mobilidade, burst e CC pode dar roam. TF (Twisted Fate) é um grande Roamer com seu ult. Ryze frequentemente aposta em Teleporte, mas mesmo que não, sua ultimate o faz um grande roamer. A ult de Kassadin o permite dar roam impunemente.
Nas lutas de grupo, você deve focar em DAR A MAIOR QUANTIDADE DE DANO POSSÍVEL, ou escolher um alvo a parte. Se você é o iniciador, você provavelmente deve ser baseado em dano em área (contudo você deve ter apenas habilidades com baixo cooldown, como Cassiopeia e Ryze). Seu trabalho é se manter causando dano em todo mundo, bem parecido com um ADC (embora com um pouco mais de interesse em focar). Se tem dano em área, é fácil o suficiente. Por outro lado, se você é um burster, você ira explodir seus cd's no alvo de maior prioridade que você puder: ADC > squishy mid/top > support > tank mid > tank top > puro tanks. Obviamente importa quem está feedado, claro.
Se você gosta de ser aquele das grandes jogadas,o MID provavelmente é pra você.
Jungle
Ó, garoto na selva! Você não precisa de muita mecânica de jogabilidade, mas você precisa entender o que você está fazendo! você está em uma ótima posição para fazer as calls (deveria ser você ou o mid provavelmente), então você precisa ter um bom senso de jogo. Você não terá tanto ouro quanto as lanes a menos que você evolua melhor que eles, então escolha um bom set de utilidades. Aegis, Locket, Shurelya's, Frozen Heart, se tiver algum CDR e dano em área, é pra você. Qual a melhor dica que eu posso dar para jungle? O tempo é o seu recurso mais escarço, então SEMPRE esteja fazendo alguma coisa:
- Se você for empurrar uma wave, spamme sua mana e danos em área. Não fique esperando por ai pelos ganks. Limpe a selva sempre que puder. Se você vir um gank do jungler inimigo, você deve estar preparado para o counter-gank ou deveria estar pegando algum objetivo (Dragão/Buff) ou gankando outra lane.
- Invada MUITO. A menos que o seu inimigo possa lhe vencer num x1, você deve invadir sempre que o jungler inimigo estiver visível no mapa.
- Campe a lane correta. Por exemplo Anivia é uma kill grátis no mid se você está de Skarner. Campe a lane. Talvez você não deva ir no Bot gankar Ezreal/Janna (novamente, se estiver de Skarner). Se eles reclamarem sobre o camp no chat, eles provavelmente não estão wardando, gank novamente.
- Controle os buffs.Todos os buffs são importantes. 2 buffs lhe dão nivel 3, então se você negar um desses buffs ao jungler inimigo ele apenas chegará ao nivel 3 em uma limpeza completa, ao inves do nivel 4, enquanto você estará quase nivel 5. Eu já fiquei 6 enquanto as lanes solo estavam nivel 5 e o jungler apenas nivel 3, simplesmente abusando deste recurso. Uma vez que você tem a liderança de nivel, VIVA na jungle inimiga. Isto não significa APENAS para Nunu.
- Jogue com um jungler incomum. Eu não quero dizer Heimerdinger ou Annie. Mas eu gosto de junglers como Skarner ou Cho'Gath, porque as pessoas não sabem o que esperar. Eu tenho ouvido constantemente "como Skarner é tão rápido?" ou "Como Cho'Gath causa tanto dano!?"
- Se você está sem mana, não tente limpar um campo antes de voltar pra base (a menos que você seja um jungler que nao precisa de mana, ou isto vá te deixar comprar algum item importante). Perda de tempo, e você pode voltar depois e fazer aquele campo muito mais rapido.
Você é o tático; você precisa fazer as calls certas porque qualquer tempo gasto fazendo coisa errada deixará o outro time contestar. Se você gosta de analisar e estar no controle da situação, a Jungle é provavelmente a função pra você.
ADC
Quão perfeito isto soa? É isto que demanda de você. Você não precisa fazer jogadas, mas você não pode cometer erros de jeito nenhum. Vamos começar com a perfeição do farm. Você quer 300 em 30 minutos a cada jogo. Se não pode fazer isto, tente até conseguir e eu garanto que você será Platina muito rápido. O jungle precisa sempre estar se movendo, e você precisa sempre estar farmando. Encontre uma lane (preferivelmente bot ou top), warde, e empurre com força. Agora, você aparece para as lutas de grupo, claro. Não fique esperando por ai por dois minutos para eles iniciarem. Nas lutas de grupo é aonde o estresse real acontece. Claro, ninguém quer ser pego fora de posição. se o suporte morrer, sua presença de mapa diminui, se o jungler morrer, eles podem pegar o Barão ou Dragão. Mas e se você morrer? Seu time vai perder a próxima luta. FIQUE ATRÁS. Aquele Skarner? Ele vai flashar pra te pegar. Sabe o Nautilus? Ele vai flashar pra te pegar. QUALQUER UM IRÁ FLASHAR PARA TE PEGAR. Não diga "Ele flashou e ultou para me pegar" para usar isso como desculpa para esquivar de qualquer acusação. este é o PONTO, matar você. Fique em uma distância segura SEMPRE, e ataque o alvo mais seguro. Se você passar todo o jogo atacando os tanks, pelo ao menos você ficará vivo e causando dano. A menos que eles tenham 3 Warmogs e 1 Thornmail (Armadura de Espinhos). Então, eu acho que você pode ignora-lo e atacar o PRÓXIMO alvo mais perto.
Se você não despedaça sobre pressão, e não fica entediado com segurança, estabilidade e jogo repetitivo, ADC é provavelmente a função pra você.
Suporte
Cubra o mapa com visão. Pingue sempre que alguém cruzar uma ward. você não está dando last-hit então
você tem tempo de prestar atenção no jogo. Não pense que você não tem nada pra fazer na lane. Você tem um monte de harass e batalhas por visão a ser feito. Algumas pessoas pensam que suporte é inútil e não contribui em nada no jogo, apenas em wards. Eles provavelmente são péssimos suportes. Você controla o tempo da bot lane, cedo, e se você é um suporte frágil, você tem que prestar atenção em seu posicionamento. Além disto, você é a ultima linha de defesa para o seu ADC; grude nele e tenha certeza que ele não vai morrer. Você provavelmente é frágil também para ser o iniciador primário, a menos que sua lane esteja extremamente feedada, então é melhor fica atrás com o carry e lutar.
você tem tempo de prestar atenção no jogo. Não pense que você não tem nada pra fazer na lane. Você tem um monte de harass e batalhas por visão a ser feito. Algumas pessoas pensam que suporte é inútil e não contribui em nada no jogo, apenas em wards. Eles provavelmente são péssimos suportes. Você controla o tempo da bot lane, cedo, e se você é um suporte frágil, você tem que prestar atenção em seu posicionamento. Além disto, você é a ultima linha de defesa para o seu ADC; grude nele e tenha certeza que ele não vai morrer. Você provavelmente é frágil também para ser o iniciador primário, a menos que sua lane esteja extremamente feedada, então é melhor fica atrás com o carry e lutar.
Se você gosta de ser responsável por todos os pequenos detalhes que as pessoas não percebem que passaram batidos, Suporte é provavelmente a função pra você.
1v2
Você pode enfrentar uma lane 1x2 como mid ou top, se este for o caso lembre-se de escolher alguém que possa farmar a distancia, e tenha um bom dano em área. Sua obrigação e não morrer, e manter sua torre em pé o tempo que for possível.
Interação com o outro time.
Eu acredito que uma gozação amigável com o outro time pode ser divertido, e as vezes até contribui com o jogo. Além do mais, isto pode tirar o time inimigo do jogo. Mas isso foi colocado pra mim que era uma coisa que era coisa de troll ou ofensiva. Como tal, eu pensei em dar algumas dicas para provocar o outro jogador de formas não ofensivas. O que não significa "evitar de ser banido". O que eu quero dizer é "evitar a perseguição". Seu objetivo é agir de forma que não cause constrangimento. Aqui vão duas regras fáceis de usar:
1. Deve ser impossível de se levar a sério. Deve soar claramente como uma brincadeira. Diga isto em sua cabeça repetidas vezes. Se soar bobo, faça.
2. Tente emular a historia do jogo.
Por exemplo, se eu sou um Cho'Gath, e outro time vem me gankar, e eu como o jungler deles e saio com metade da vida, Eu provavelmente vou digitar no chat "yum yum yum om nnomnomnom nooooom". O que eu não digitaria é: "Lol, seu noob infeliz. aprenda a gankar!" Se eles me focarem na luta de grupo e eu conseguir sair vivo, eu direi "Porque me odeiam tanto?" ou "Owwwwwwww", não "Bitch, please". Se eu faço o adc deles sofrer e eles dizem no chat "Como o Skarner é tão rápido?" eu direi "SKAR SKAR SKARNER!". Minha favorita? Se eu tenho uma ward no campo onde eu dei counter-jungle, mas deixei um pequeno minion, quando eu vir o Jungler chegando aquele campo, eu gosto de dizer "qualquer coisa a menos seria barbaridade'. O que eu não diria é: "Se ferrou, idiota!"
Note que isto não é um filtro de palavrões ou de caps-lock; 'essa foi muito legal' ou 'puta merda, não posso acreditar que estou vivo' também são aceitáveis.
Basicamente, você não deve tentar fazer o outro time se sentir terrível. Você deve tentar induzi-los a focar você, mas também fazer o jogo mais divertido. Essencialmente, seja o palhaço, não o valentão da sala.
Seus objetivo são dois: Primeiro, você deseja acrescentar um ar de ludicidade ao jogo, porque, bem, isto é um jogo e é divertido. Segundo, você deseja ofuscar a capacidade de julgamento do outro time. Se eles pensarem "A cara, eu vou mostrar a esse Cho'Gath como se faz, vamos pega-lo e explodi-lo', está tudo bem. Se eles pensarem "Eu quero ferrar aquele Cho, não posso acreditar que ele falou aquilo da minha mãe", você provavelmente foi muito longe...
Original: RoG
Tradução por: André "Nientoshy" Machado
Support com o menor texto :(
ResponderExcluirCreio que support seja a opção mais difícil a escolher. São muito desvalorizados e esquecidos, consideram algo fácil mas na realidade é a mais difícil.
Não é só wardar e ficar atrás do adc, o support pode ganhar batalhas e virar partidas perdidas. Com uma play ou até mesmo uma ward. :)
Não acho que existe Lane fácil todas tem graus de dificuldade, além do que a culpa sempre do jungle rs. Jungle sim ao meu ver pode ser Lane mais complicada é 3 lanes para se preocupar mais a jungle e objetivos eo jungle inimigo e mesmo vc sendo apenas 1 sempre vai ter alguém perdendo Lane e te chamando de jungle lixo não ganka ^^
ResponderExcluir@Leonardo
ResponderExcluirConcordo com você, como o texto fala é o tatico do time, ele tem que avaliar as melhores situações e escolher a melhor ação a tomar o que se torna bem dificil.
@Gabriela
O Support é com certeza uma das lanes mais importantes do jogo, porem a mais subestimada, erroneamente claro.
so acho q a foto do I'm Jungle foi kibada da page League of Feeders, so acho
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