Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 11 de junho de 2013

BGL Arena de League of Legends bate recorde de público com 61.000 espectadores simultâneos. O que isso significa pra o e-Sport no Brasil?

Com mais de 600.000 espectadores durante 48 horas de transmissão e muitas horas de Stream consumida, evento da Arena X5 é um novo marco do e-Sport na terra do futebol. 

Tá, e o que isso significa pra gente diretamente? Nunca antes na história deste pais algo deste nível aconteceu, ainda mais se tratando de "joguinho" de internet. A mentalidade do brasileiro está mudando em relação a esse assunto e muitas coisas a partir daí podem acontecer. Este foi o pontapé inicial para muitas coisas interessantes a médio e longo prazo. 


Imagem: Facebook da BGL

Quando eu comecei a jogar, em meados dos anos 2001, pouco ou quase nada se falava em campeonatos virtuais e muito menos presenciais de jogos eletrônicos. O recém-lançado Counter Strike começava a fazer sucesso aproveitando a onda de lan-houses que apareciam aos montes em cada esquina da cidade. 

Transmissão online de campeonato? Nem em sonho. Premiação? Horas grátis na lan-house. 

Então surgiu a SK-Gaming, ganhando tudo que era possível pelo mundo. Vídeos com compilações de HeadShot explodiam nas telas do pouco conhecido YouTube. No Brasil, surge um time que mudaria de vez o cenário local - O mibr.

Criado por pvell, o mibr que contava com uma lenda viva - Raphael "cogu" Camargo e Alexandre "gAuLeS" Bochi ultrapassou barreiras e foi campeão da ESWC (Eletronic Sports World Cup) em 2006 em cima de ninguém mais, ninguém menos que a Fnatic, era a primeira vez que um time Brasileiro era temido no cenário mundial. Os jogadores sonhavam em encontrar gAuLeS, cogu e cia nos servidores online da steam. 

E hoje?

Graças a popularização da internet e ao League of Legends, o eSports no Brasil esta virando realidade. A um ano atrás quando eu comecei a jogar, o servidor brasileiro tinha sido criado a pouco tempo e o negocio começou a andar. A Riot investiu pesado no Brasil e confiou em nos como celeiro de novos talentos. 

Em outubro de 2012 o primeiro Campeonato a nível nacional - a BGS - aconteceu e isso mudou tudo. Um evento primoroso onde a vTi.Ignis se sagrou campeã e todos que estavam na platéia queriam sentir aquele gostinho de ganhar  a vida jogando. A equipe comandada por Snowlz e cia atiçou as mentes jovens ali presentes. 

O que se viu depois foram milhares de times se formando, a primeira etapa Brasileira da IEM - (onde mais uma vez um time brasileiro faz historia ao vencer um time Coreano) tão histórica quanto o Brasileiro e Go4Lol para todos aqueles que queriam sentir o gostinho de jogar um campeonato.


Aí aparece a Arena x5, um templo para o jogador profissional e um santuário dos jogos eletrônicos. Lembra daquele rapaz, chamado gAuLeS que eu falei lá em cima? Adivinha? Pois é, ele é um dos responsáveis pelo comando da Arena X5 e o idealizador da Seleção Brasileira de Games e todo esse apoio extraordinário ao eSports no Brasil. Será que ta na hora da gente lutar por uma CBEE - Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos. ?

Lembro que quando eu disse: "quero ser jogador profissional", aos 25 anos de idade e uma família formada , minha esposa praticamente me ignorou.  Hoje ela vê o tamanho do que acontecendo e até aceita eu ficar 15 horas na frente de um computador para acompanhar tudo o que acontecia na BGL Arena. Não virei jogador profissional, mas pretendo seguir participando desta história com este meu humilde blog e lá na frente conseguir dizer que eu vi tudo no começo.


Depois desse final de semana, a Arena X5 deu munição para as organizações correrem atras de grupos de investimentos dizendo: "Ei, eu tenho aqui um nicho de mercado que vocês fazem questão de ignorar. Olha o que a gente fez com o pequeno-grande apoio que nos temos."

Agora cabe aos times - e aos jogadores - saber utilizar bem essas armas poderosas. O sucesso é feito de determinação e empenho, não da pra ficar trocando de time como se fosse uma partida de barrinha no meio da rua. Mostrem aos grandes investidores que esse nosso joguinho é coisa de profissional e não diversão de fim de semana. E quem sabe não teremos algumas Gamerhouses por aqui?

Criem contratos, estipulem clausulas e mostrem às suas organizações que isso é acima de tudo o seu trabalho e o mesmo vale para os times. Respeitem seus jogadores, tratem-no como profissional e não como um menino viciado. Demitir alguém por Skype não é profissionalismo. 

E se você parar e quiser agradecer a alguém, agradeça a Arena X5, ela será o marco histórico do esporte eletrônico no país. Quem sabe não rola até um intercâmbio entre os jogadores Coreanos? Quem sabe não acontece uma LCS Latino-América? O que é bem provável de acontecer depois da criação do servidor LA. 

Obrigado Arena X5.

Isso dito, só nos resta assistir ao crescimento do nosso cenário. E eu meu amigo, já garanti a minha cadeira na primeira fila. E você? 

Curta nossa página no facebook: Jornal de Runeterra

Com informações de:

5 comentários :

  1. Na verdade foi a VTI Ignis que ganhou o BGS, a VTI Nox ficou em 2º lugar.

    ResponderExcluir
  2. quero fazer parte desse cenário do esporte eletrônico no brasil também, estou começando a organizar torneios amadores online com um grupo de jogadores da minha cidade/região.
    gostaria de saber se alguém pode me dar algum apoio ou algum tipo de divulgação da stream/grupo.

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER PORQUE VCS TBM NÃO AJUDA O HON FAZ PARCERIA E TUDO MAS ?

    ResponderExcluir