Você já chegou a um ponto do jogo como AD Carry que percebeu
que você estava morrendo para dano físico mais do que você gostaria?
Desconsiderando o kite e o roubo de vida disponíveis aos AD Carry, algumas
vezes, você precisa considerar um item defensivo. Eu sou Eph289 e hoje, eu irei
comparar quatro possíveis itens para AD Carry que o ajudarão a se defender de
dano físico.
Os Itens.
Os quatro candidatos mais comuns para nossa comparação são:
Anjo Guardião, Armadura de Warmog, Pressagio de Randuin e Malho Congelado. Para
os propósitos desta analise, estou excluindo builds com Manopla de Gelo. A
Manopla concede muito pouco HP efetivo do que qualquer outra escolha e você a
compra para dar poke e kite, não como item defensivo.
Anjo Guardião
Anjo Guardião concede 50 de armadura e 30 de resistência mágica.
Passiva Única: Ao morrer, o campeão é ressuscitado,
restaurando 30% da sua mana e vida máxima (5 minutos de cooldown).
Armadura de Warmog
Armadura de Warmog concede 1000 de vida.
Passiva Única: Você ganha regeneração de vida igual a 1% da
sua vida máxima.
Presságio de Randuin:
Presságio de Randuin concede 500 de vida e 70 de armadura. Ele
possui uma passiva e uma ativa.
Passiva Única: Aço Gelado: Ser atingido por ataques básicos
reduz a velocidade de ataque do inimigo em 15% e a velocidade de movimento em
10% por 1,5 segundos.
Ativa Única: Reduz o movimento dos inimigos próximos em 35%
por 2 segundos (+1 segundo a cada 200 de armadura e +1 segundo a cada 200 de resistência
mágica) (60 segundos de cooldown).
Basicamente, a passiva do Pressagio de Randuin reduz o
movimento e a velocidade de ataque de alguém que te dê ataques básicos. A ativa
é uma lentidão em área que escala com suas resistências.
Malho Congelado:
Malho Congelado concede 700 de vida e 30 de dano de ataque.
Passiva Única: Seus ataques básicos reduzem o movimento do
alvo em 40% durante 1,5 segundos (30% para ataques à distância).
Se você se lembra do meu post anterior sobre comparação de itens de defesa, então você saberá que Coração Congelado e Armadura de Espinhos dão
muito menos HP efetivo sem um item de HP, e desde que nos estamos construindo
um AD Carry à distancia, desconsideraremos qualquer outro item defensivo. Estes
dois não são bons itens para carries à distancia, então não iremos considerá-los.
Também, para fins de análise, iremos ignorar o custo-benefício
e apenas considerar eficiência de espaço. Carregadores à distancia devem conseguir
muito farm e normalmente têm apenas
um espaço designado a itens de defesa a fim de aumentar o seu dano. Ao contrário
de quando eu comparei itens de defesa, o custo-benefício não é tão importante quanto
conseguir a maior defesa vindo de um único item para propósitos de comparação
de atributos.
Resultados
Para calcular o Anjo Guardião, eu calculei a média de vida
dos carregadores no nível 18, desde que eles normalmente não comprem um item
defensivo até o late-game. Anjo Guardião, em média, reviverá um carregador à
distância em 555 de vida. Se você comprar um AG mais cedo, então você receberá
menos vida efetiva.
Carregadores à distancia têm algo em torno de 1790-1965 de
vida base no nível 18, e têm também 69 a 77 de armadura, então consideraremos
intervalos de valores. O intervalo de vida incluirá a possibilidade de comprar o
item antes do nível 18 (note que isto reduzirá os resultados do AG) enquanto o
intervalo de armadura considera a possibilidade de ter selos de armadura (13 de
armadura) e uma aura da Égide da Legião/Baluarte Rúnico (+10).
Ao contrário da minha comparação anterior,
não existem áreas onde uma escolha é melhor que outra em termos de vida física efetiva.
Em uma comparação cara a cara entre dois itens listados aqui, uma escolha será
sempre melhor que outra.
Se você não dá a mínima em ler os gráficos a menos que você seja
um viciado em matemática como eu, aqui vai o rank do mais eficiente para o
menos eficiente:
Pressagio de Randuin
Anjo Guardião
Armadura de Warmog
Malho Congelado
Outras considerações.
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas cada item tem seu
nicho de utilidade que não pode ser quantitativamente comparado.
- Presságio de Randuin reduz a velocidade de movimento e de ataque de um campeão que esteja te atacando com ataques básicos e vem com uma grande lentidão em área com um cooldown muito baixo.
- Anjo Guardião tem 30 de resistência magica e cancela qualquer tipo dano massivo tal como “reset de cooldown em morte” de campeões como Kha’Zix, Katarina, Darius e Master Yi. Também tem um estado de estase que revive seu campeão, que pode servir para desviar a atenção do inimigo. Por outro lado, se estiver no cooldown, não é tão eficaz e você não pode se mover, conjurar ou atacar enquanto está revivendo. É também o mais barato.
- Armadura de Warmog provem a maior quantidade de vida fixa tal como regeneração de vida. Revelando um pouco de um próximo post, Armadura de Warmog concede a maior quantidade de vida efetiva contra dano real do que o Anjo Guardião, mas é menos efetivo contra dano mágico. Contudo, não depende de sua passiva disponível.
- Malho Congelado te da uma lentidão por ataque, embora isto seja menos valioso com o buff vermelho sendo concedido constantemente ao AD carry.
- Certos campeões AD (Zed) podem ser bloqueados com uma Bandana de Mercúrio, apesar que ele não dá nenhuma defesa ou vida, devido a necessidade de remover um debuff potencialmente letal.
Conclusões
Para mim, existem duas necessidades reais que um AD Carry
tem quando ele vai escolher um item defensivo. O primeiro e mais importante é a
ajuda para reduzir a quantidade de dano massivo. No lategame, quando um AD
Carry pode dar apenas auto ataques e ele tem algum roubo de vida, é bastante
raro ele perder uma troca de dano. A segunda é a ajuda com o kiting, deixando
mais difícil para um carregador pular em cima permitindo a ele se manter
atacando enquanto evita os oponentes.
Contra puramente dano físico massivo, Presságio de Randuin
concederá a maior quantidade de vida efetiva enquanto também concede algum hp
para ajudar contra dano magico e dano real. Também ajuda a kitar,
particularmente contra auto-attackers como Tryndamere ou Udyr, ou campeões que
precisam atacar de perto e não conseguem chegar perto de você tão facilmente.
Anjo Guardião tem atributos inferiores ao Pressagio de
Randuin para dano físico, porem defende melhor contra dano magico, neste caso, é
um item defensivo “tudo ou nada”. Ainda vem com uma passiva anti-foco embutida.
O fato de que seu campeão precisa ser morto duas vezes e não pode sofrer dano
massivo ou controle de grupo enquanto renasce é muito importante em personagens
frágeis, especialmente quando nega resets. Além disso, um cd importante como Valquíria
(W de Corki) voltará enquanto você ressurge. Por outro lado, seu campeão fica
parado onde está e tem um cooldown de 5 minutos. Anjo Guardião é o mais versátil
e barato das opções, então pode ser considerado o típico item defensivo que o
AD Carry precisa – mas não fique com medo de vendê-lo num cenário de extremo
lategame quando sua passiva estiver no cooldown.
A Armadura de Warmog concede menos sobrevivência contra dano físico
do que o Presságio de Randuin ou Anjo Guardião, mas não depende de uma passiva
para obter atributos defensivos. Não ajuda no kite, além de uma passiva de regeneração
de vida que é extremamente alheia a teamfights. (28 de bônus de hp/5 não é tão
bom).
Malho Congelado é um item muito bom apenas se você precisa
da lentidão por ataque, ele é muito inferior a todas as outras opções em termos
de atributos defensivos. Isto levanta a questão: Por que não pegar simplesmente
o buff do vermelho? Malho Congelado tem uma forte lentidão quanto ao buff
vermelho, mas apenas por 15%, e a lentidão do buff vermelho dura o dobro. Se
você esta fortemente considerando um Malho Congelado, então você precisa mais
de um item de kiting do que um item anti-burst, e talvez uma Manopla de Gelo
seja uma escolha melhor para seu campeão.
Fonte: Reign of Gaming
0 comentários :
Postar um comentário