Como ser um bom Jungler e jogar bem na Jungle.
Neste artigo/tutorial, abordaremos alguns pontos para você se tornar um bom Jungler no League of Legends, são conceitos, práticas e informações interessantes.
Lembre-se que nada aqui é lei, apenas foi baseado no conhecimento de jogadores profissionais e sites especializados em League of Legends, faça sempre o que você se sentir mais confortável. A intenção aqui é apenas ajudar quem está começando ou ser uma fonte de consulta.
Acima de tudo: Divirta-se.01 – Introdução
Olá queridos Runeterranos.
Primeiramente gostaria de me
apresentar, meu nome é Andre “Nientoshy” Machado, sou editor-chefe do Jornal de
Runeterra e jogador de League of Legends.
Desde que comecei minhas
aventuras pelo mundo que da nome ao site, sempre gostei da função de Jungler e
a partir daí, pesquisei como melhorar minhas habilidades em vários sites,
streams de jogadores conhecidos, tutoriais e etc.
De posse disso, acredito que
posso falar algumas considerações que eu acredito ser de fundamental
importância para qualquer jogador que queira se aventurar na selva de
Summoner’s Rift.
Quero deixar claro que não é
apenas minha experiência, que é relativamente curta, mas de vários jogadores
que pesquisei e que citarei na bibliografia no final deste artigo.
02 – O que é a Jungle?
A jungle nada mais é do que
toda a área que separa as lanes e a base de ambos os lados do mapa de Summoner’s
Rift. É onde fica localizado todos os minions neutros que não estão no rio.
03 – O que faz um Jungler?
O jungler (ou caçador da
selva) é o invocador que vaga pela jungle (selva) matando os minions neutros
dentro dela e auxilia seus companheiros com ganks e nas teamfights.
03.01 - Porque ser jungler?
Como jungler, você permite que dois de seus companheiros de
equipe possam jogar sozinhos, adquirindo mais experiência e ouro do que uma
lane com dois invocadores. Além de ficar livre e relativamente tranquilo dentro
da sua jungle aumentando de nível e adquirindo ouro.
03.02 - Atribuições de um jungler
Como jungler, você tem duas atribuições básicas: wardar e gankar. Dependendo do tipo de campeão que você escolheu, você
também iniciara Teamfights, protegerá seus carries, explodirá o carry inimigo,
dará suporte ao seu time ou dará desengage quando necessário.
Além disso, o
controle de mapa também é de obrigação do jungler, colocando wards nos pontos
necessários e comprando um oracle quando for necessário.
03.03 - Deixar a kill ou não? Porque deixar?
Quando você da um gank bem sucedido, existe um dilema:
deixar ou não a kill pro seu laner? O mais correto é sempre deixar a kill pro
seu laner. Por quê? Porque assim ele pode snowbollar na lane e excluir quase
que totalmente o laner inimigo do jogo. Além do que, as assistências garantem
um dinheiro bom ao jungler, e ele às vezes não tem tanta dependência de ouro
como boa parte dos jogadores das lanes.
04 - O que faz um campeão ser bom jungler?
Alguns pontos fazem um bom
jungler, mas eu acredito que três são cruciais para um campeão ser bem sucedido
na jungle: Crowd Control (CC), sustain e velocidade. Todos estes termos estão
descritos na Jungle Tier List, aqui mesmo no blog.
04.01 – Tempo de Limpeza
O tempo de limpeza se refere a velocidade com a qual o
Jungler limpa os campos da Jungle, quanto menor for esse tempo, mais rápido
ele chegará as lanes para gankar nos níveis iniciais. Campeoes com muito dano
em área (AoE/Area of Effect) tem um clean time (tempo de limpeza) muito baixo,
assim como campeões baseados em velocidade de ataque. (Nocturne, Diana e etc.)
05 – A escolha do campeão.
Chegamos a tela e picks e
bans, seu time e o time inimigo já baniram e agora é hora de escolher, o que
escolher? Simples: escolha algo que COMPLETE o seu time. Converse com seu time
e veja o que eles precisam, se de um tanker, suporte, assassino, muito CC,
iniciação e etc. Veja sempre o que é melhor pro time e jogue pra ele. Você pode
carregar um time pra vitória com a combinação certa de atributos.
06 - Summoner Spells
Basicamente você precisa de
uma magia: SMITE (GOLPEAR). Você pode ate fazer sua jungle sem smite, mas isso
vai lhe prejudicar a longo e médio prazo. Já pensou perder um Barão Nashor ou
um Dragão porque você não foi de Smite?
Além do que, depois dos
15min de jogo, é aconselhável a voce não gastar seu Smite nos minions da
jungle, pois o time inimigo pode forçar um objetivo maior como Barão e Dragão e
você não vai ter Smite para tentar roubar o buff para o seu time.
Além do Smite, você pode
escolher mais uma magia defensiva (ou ofensiva, depende do seu gosto) como
Flash ou Ghost, ou até mesmo Teleporte, para tornar os seus counter-ganks mais
perigosos. Pois o jungler inimigo vai sempre sem preocupar de você aparecer em
qualquer lugar com seu Teleporte.
06.01
- Jungle sem Smite? Existe?
Sim, é possível fazer jungle sem smite com alguns personagens
como Shaco, Nunu e Cho'Gath, mas por motivos que eu expliquei acima, eu realmente NÃO ACONSELHO, mesmo pra esses campeões.
06.02 – Roubando o objetivo inimigo.
É uma das obrigações do Jungle tentar roubar o objetivo
do inimigo, garantindo assim, os buffs e benefícios pro seu time. Porém pese os
prós e contras, se você está sozinho e seu time vai demorar pra nascer, não é
interessante morrer pra roubar um Dragão e deixar as lanes indefesas.
Mas se o seu time está inteiro, mas não vai conseguir
chegar a tempo de contestar o objetivo, vale a pena você morrer para roubar o
buff do Barão para seu time. Antes de qualquer coisa, COMUNIQUE-SE com seu time
e avise o que vai fazer para que eles se preparem ou para pushar as lanes,
contestar o objetivo ou defender a base aliada.
Se você tiver com um Jungler de alta mobilidade como Lee
Sin, Kha’Zix, Malphite, Jarvan IV ou outro, arrisque entrar e sair com flash se
possível pois, se você não conseguir calcular o dano correto, ainda terá uma
chance de escapar com vida.
07 - Hard Leash
Hard Leash é simplesmente o
ato de você receber ajuda do seu time enquanto bate no minion da jungle até o
momento em que ele seja derrotado e você não precise utilizar seu Smite para
finalizar o monstro.
Cuidado com algumas passivas
de campeões aliados, eles podem roubar seu buff precioso sem querer, portanto,
quando for receber um Hard Leash fique sempre atento na vida do minion e assim
que você perceber utilize o smart ping para seu time se afastar.
07.01 – Porque utilizar o Hard Leash?
O Hard Leash acelera a jungle de qualquer campeão, você
chega ao nível 03 mais rápido que os laners e com isso pode dar um gank mais
perigoso e efetivo. Algumas vezes um gank nos níveis iniciais pode definir o
rumo de uma partida.
08 – Rotas comuns
Voce pode começar sua jungle
basicamente de duas formas: Pelo vermelho e pelo azul.
Caso seu campeão necessite
muita mana, é interessante começar sempre pelo azul, mas se você deseja dar um
gank no top no nível 03, então comece pelo vermelho com Hard Leash. Abaixo
algumas rotas:
Caso o campeão que você escolheu não precise de mana (utilize energia, por exemplo) comece pelo vermelho, se você está do lado vermelho do mapa e quer gankar top no nível 03, comece pelo azul.
Estude a melhor tática, levando em consideração as lanes que estão avançadas e os campeões com menos habilidades de escapar.
UPDATE PATCH 3.8 - Devido as mudanças no tempo da Jungle no patch 3.8, todos os minions nascem aos 1:55. Portanto, as XPS dos buffs foram aumentadas. Na hora de calcular a melhor rota, desconsidere o primeiro minion e parta logo para o SEGUNDO minion das listas abaixo.
Exemplo: A rota com Hard Leash no azul agora é: Ancient Golem > Elder Lizard > Bruxas > Gank
Caso o campeão que você escolheu não precise de mana (utilize energia, por exemplo) comece pelo vermelho, se você está do lado vermelho do mapa e quer gankar top no nível 03, comece pelo azul.
Estude a melhor tática, levando em consideração as lanes que estão avançadas e os campeões com menos habilidades de escapar.
UPDATE PATCH 3.8 - Devido as mudanças no tempo da Jungle no patch 3.8, todos os minions nascem aos 1:55. Portanto, as XPS dos buffs foram aumentadas. Na hora de calcular a melhor rota, desconsidere o primeiro minion e parta logo para o SEGUNDO minion das listas abaixo.
Exemplo: A rota com Hard Leash no azul agora é: Ancient Golem > Elder Lizard > Bruxas > Gank
Rota
com Hard Leash no Azul:
Rota com Hard Leash no Vermelho:
Rota sem Hard Leash no Vermelho:
08.01 – Localização dos campos
Abaixo, você verá detalhadamente onde se encontra cada
campo da jungle de ambos os lados do mapa.
09 - Rotas Comuns e seus ganks
Existem três rotas no mapa
de Summoners Rift no League of Legends, são elas TOP, MID e BOTTOM (BOT).
Abaixo, uma imagem com os
caminhos mais praticados na hora de um gank:
Ganks do time
Azul:
Ganks do time vermelho:
Esses caminhos podem variar
se você é um Kassadin, uma Lissandra ou um Zac que chegam
pulando/teletransportando/ultando na lane. Dessa forma você pode vir por cima
das árvores e surpreender o inimigo.
09.01
- Tudo wardado, e agora?
Não se desespere, se você esta tendo problemas para gankar
as lanes peça para seu laner comprar um Pink Ward e quebrar a Ward do inimigo,
com isso você fica livre para gankar aquela lane, caso ele se recuse, compre
você. Se o mapa tem muitas wards, então é uma boa hora para você fazer um
oracle, isto lhe dará um controle de mapa superior ao time inimigo, até porque
é uma de suas obrigações.
09.02
- Minhas lanes estão pushadas, o que eu faço?
Neste momento, você pode fazer duas coisas: gankar
pela lane, conforme imagens acima ou apenas farmar dentro da sua jungle.
Se você se sentir confortável, combine com a sua equipe e dê um Tower Dive no inimigo. Considere o dano
massivo da torre neste momento para que a sua ação não seja um desastre e você
acabe deixando o inimigo com um double ou até um triple kill.
09.03
– Quando um gank é bem sucedido?
Um gank bem sucedido não é apenas aquele em que o seu
laner leva uma kill, também é bem sucedido quando o inimigo gasta algum feitiço
de invocador ou gasta suas poções de vida forçando uma volta pra base cedo,
perdendo com isso experiência e ouro.
Um feitiço de invocador tem um cooldown muito alto, deixando-o
vulnerável por bastante tempo, tenha o tempo dos feitiços defensivos do inimigo
em mente, pois você terá uma espaço grande para voltar naquela lane e realizar
outros ganks, e ai sim dar uma morte para seu aliado.
10 - Counter-Jungle
O counter-jungle é uma ação que demanda muito
conhecimento de sua parte dos campeões do League of Legends. Você precisa saber
o tempo da jungle do campeão inimigo para saber onde ele está, se você consegue
trocar dano em um possível encontro com o inimigo, se ele vai estar sozinho e
etc.
Leve em consideração todos esses pontos, pois se você for
roubar um buff azul e encontrar com o jungler inimigo e mid-laner no campo,
pode ser fatal pra você e vai lhe atrasar bastante.
Caso você tenha isto em consideração, um counter-jungle
pode colocar o jungler inimigo muito atrás do jogo, tornando ele nem um pouco
ameaçador e com isso dando tranquilidade pras suas lanes jogarem ofensivamente.
Nunca deixe um gank do inimigo impune, se você não puder dar counter-gank por
estar muito longe, realize um counter-jungle enquanto ele ganka seu time.
Pense também que enquanto você rouba buffs e minions do
inimigo, ele pode estar dando ganks bem sucedidos em seus aliados. Portanto, o
counter-jungle é uma escolha arriscada, porém muito recompensadora se bem
pensada.
11 - Counter-Gank
Counter-gank é simplesmente você estar na mesma lane que
o jungler inimigo na hora de um gank, com isso você não deixa seu time na
desvantagem na hora da luta.
Para você saber quando dar counter-ganks, você precisa
dos mesmos conhecimentos citados no counter-jungle, pois com os tempos do
jungler inimigo em mente, você pode saber que aos 2:50 o Lee Sin com Hard Leash
do time azul vai gankar o seu top que está avançado porque é um Jayce contra um
Shen.
Posicionamento de wards também ajuda neste fator, se o
jungler inimigo está muito presente nas lanes, é interessante você wardar
alguns pontos ofensivos para saber para onde ele esta indo e acompanha-lo.
Existem jogadores no profissional brasileiro e no
internacional que são especialistas em counter-gank, o paiN SirT Razer nunca
deixa seu time sozinho num gank, assim como o jogador GG BenQ Diamondprox da Rússia.
12 - Posicionamento de wards
O posicionamento de wards é muito importante no controle
do mapa, você pode colocar wards ofensivas para saber onde seu jungler esta na
hora de um gank, diminuindo a probabilidade um counter-gank inimigo e dar
tranquilidade a seu top lane, pois ele saberá a hora de avançar ou recuar ou
pode colocar wards defensivas quando você estiver sofrendo bastante com o
counter-jungle, afinal é muito triste quando a gente vai pegar um buff vermelho
e tem uma Evelynn só esperando a hora de nos matar. Abaixo segue o posicionamento de wards comuns.
12.01 - Porque wardar é obrigação do jungler?
É simples responder a essa pergunta: Quem sofre com
counter-jungle? Quem vai ficar pra trás se o jungler inimigo gankar as lanes
com sucesso por que você não colocou uma Ward no red? Exato, você!
O jungler tem obrigação de controlar a jungle inimiga por
meio de wards, mas isso não significa que você vá se matar pra colocar uma Ward.
Se você não tem dinheiro suficiente, compre ao menos uma Pedra da Visão que te
dá 02 wards, uma pro buff azul e uma pro buff vermelho inimigo.
Combine com o suporte do seu time onde wardar, o trabalho
de controle de mapa de vocês dois pode ser crucial na vitória do seu time.
13 - Tempo dos buffs, atributos e respawn dos campos
Quando você pegar um buff,
uma aura da cor do buff ficará visível no seu personagem. Alguns buffs são
transferíveis quando você morre para um inimigo, portanto cuidado ao gankar de
double buff (com os 2 buffs), pois se você morrer o seu aliado terá um terrível
dia na lane.
Procure controlar o tempo
dos buffs seus e do seu inimigo, além do tempo dos objetivos como Barão e
Dragão, por exemplo: você pegou o seu buff azul aos 2:35 então, some a este
tempo o tempo de respawn e digite no chat para se lembrar de quando irá nascer
novamente.
Buff Azul:
Seu azul: 2:35 + 5:00 = 7:35
OB (our blue / nosso azul)
Azul inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TB (their blue / azul deles)
Azul inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TB (their blue / azul deles)
Buff Vermelho
Seu vermelho: 2:35 + 5:00 = 7:35
OR (our red / nosso vermelho)
Vermelho inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TR (their red/ vermelho deles)
Vermelho inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TR (their red/ vermelho deles)
Dragão
2:30 + 6:00 = 8:30 D (D = Dragão)
2:30 + 6:00 = 8:30 D (D = Dragão)
Procure sempre ceder o buff azul
para o seu mid-laner se ele precisar de CDR ou Mana Regen, isto vai ajudar
bastante na lane fase dele. O mesmo funciona para o buff vermelho, tente sempre
ceder ao seu AD Carry, se você estiver com um jungler com pouco CC como
Evellyn, pegue pra você na hora de gankar, e procure sempre gankar com o buff. No
mid-late game os buffs são sempre dos carries na maioria das vezes.
Tempo de Spawn:
1:55min
Tempo de Respawn:
5:00min
Buff (Benção do
Lagarto Ancião): Aplica lentidão em 8/16/24% (5/10/15%
para ataque a distância) e causa dano real de 10-44 (10 no nível 1 e 2 a mais
por nível.)
Tempo de duração:
2:30 (3:00 com masteries)
Transfere para o
inimigo?: Sim.
|
Tempo de Spawn: 1:55min
Tempo de Respawn: 5:00min Buff (Marca do Golem Ancião): 20% de cooldown reduction/redução de cooldown (CDR), 25 de regeneração de mana per 5 seg e 0,5% da mana máxima (ou energia) Tempo de duração: 2:30 (3:00 com masteries) Transfere para o inimigo?: Sim. |
Tempo de Spawn: 15:00min
Tempo de Respawn: 7:00min
(Duração + 3:00)
Buff (Exaltado com
o Barão Nashor): +40 de AD e AP, 3% da sua vida máxima
em regeneração de vida per 5 seg. 1% da sua mana máxima em regeneração de
mana per 5 seg.
Tempo de duração:
4:00min (não funciona com masteries)
Transfere para o
inimigo? Não.
|
Tempo de Respawn: 6:00min
Gold Global: 190G (+25G)
Experiência Base: 400xp
|
Golem Grande
Tempo Spawn: 1:40
Respawn: 1:00/1:15
Ouro:55G
Exp: 137
(xp +2.4min)
Lobo Grande
Tempo Spawn: 1:40min
Respawn: 1:00min/1:15min
Ouro: 55g (+0.65/min)
Exp: 153 (+2.3/min)
Bruxa
Tempo Spawn: 1:40min
Respawn: 1:00min/1:15min
Ouro: 30g (+0.72/min)
Exp: 103 (+2.1/min)
|
14 - E nas teamfights? O que fazer?
Aqui vai variar de acordo
com o campeão que você pegou para sua jungle, se você pegou um tank iniciador
como Malphite, Amumu Jarvan IV e etc., espere a hora certa e utilize seu
ultimate na maior quantidade possível de inimigos. Não fique esperando o seu AD
Carry iniciar a luta.
Se seu TOP é iniciador e
você ficou com um jungler suporte, tente sempre utilizar suas auras no seu time
durante a batalha.
Escolheu um jungler lutador?
Exploda os carries inimigos e seja feliz! Lembre sempre da máxima: FOQUE O
CARRY INIMIGO! Não gaste suas habilidades no Alistar do outro time.
E, uma atribuição a qualquer
tipo de jungler: PROTEJA OS SEUS CARRIES!
Se você tirou o AD Carry
inimigo da luta, não tem motivos para ficar perseguindo ele, volte e proteja
seu carry, ele é seu filho, vai fazer todo o clean-up depois que você iniciou.
15 - Jungle Tier List
Veja aqui no site a tierlist
do Stonewall008 com os junglers mais viáveis no momento e escolha o seu:
Jungler Tier List – League of Legends
16 - Junglers conhecidos e suas streams
Alguns dos junglers mais
famosos fazem stream de seus jogos, o que nos ajuda muito e ensina bastante, mas,
por favor, não queira jogar de Soraka jungle só porque você viu o Saintvicious
jogando, você não tenta dançar balé porque viu o Lago dos Cisnes né?
Jungler: Keyd Benq Revt
(Brasileiro)
Stream: www.twitch.tv/keydtv
Time: Keyd Team
Jungler: VPS
Stream: http://www.twitch.tv/TheVps
Time: Sem time.
Stream: www.twitch.tv/keydtv
Time: Keyd Team
Jungler: VPS
Stream: http://www.twitch.tv/TheVps
Time: Sem time.
Jungler: Azubu TPA Lilballz
Stream http://www.azubu.tv/channel/live_small.do?cn_id=2220181922001&vod_id=
Time: Azubu Taipei Assassins
Stream http://www.azubu.tv/channel/live_small.do?cn_id=2220181922001&vod_id=
Time: Azubu Taipei Assassins
17 - Glossário de termos utilizados
Se você não entendeu alguns
termos deste texto, visite o nosso dicionário de League of Legends e tire suas
duvidas.
18 - Considerações finais
Ser jungler não é das
tarefas mais fáceis e as vezes nem muito reconhecida, é necessário conhecer a mecânica de muitos campeões, tempo de limpeza da jungle, para saber onde o
inimigo vai estar além de controlar o mapa e acertar o Smite nas horas mais complicadas
como quando tem uma Lux/Ezreal/Draven prestes a ultar no outro time e roubar o
seu buff.
Mas apesar de ser muito
complicado, se torna muito gratificante você levar seu time a vitória depois de
um gank bem sucedido ou uma Teamfight muito bem iniciada. É sempre interessante
ver a Irelia destruir todo mundo porque você deu duas kills pra ela no early
game.
Ah, e além de tudo aprenda a
máxima: A culpa é sempre do Jungler, não tem como fugir disso! Hahahaha.
Espero que esse meu pouco
conhecimento tenha lhe ajudado a saber mais sobre essa função tão maltratada no
League of Legends.
19 – Bibliografia
Segue abaixo alguns sites que eu utilizei em minha pesquisa, são otimas fontes de conhecimento para todos.
Segue abaixo alguns sites que eu utilizei em minha pesquisa, são otimas fontes de conhecimento para todos.
http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Jungling
https://www.facebook.com/zaunslab/posts/353021434821169
http://www.mobafire.com
http://www.solomid.com
http://www.legendsbr.com/a-jungle/
www.lolpro.com/guide/game-play/199-how-to-jungle
http://www.lolpt.com/topic-851-jungle-como-ser-bom-jogador-na-jungle%E2%80%8E
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Obrigado a todos, e espero que tenha ajudado de qualquer forma.
Até a próxima!
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Andre "Nientoshy" Machado - Jornal de Runeterra
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http://www.solomid.com
http://www.legendsbr.com/a-jungle/
www.lolpro.com/guide/game-play/199-how-to-jungle
http://www.lolpt.com/topic-851-jungle-como-ser-bom-jogador-na-jungle%E2%80%8E
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Até a próxima!
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Andre "Nientoshy" Machado - Jornal de Runeterra
"Sim, é possível fazer jungle sem smite com alguns personagens"
ResponderExcluirNão. Não. Não. Por favor retira isso do seu guia?
Assegurar dragons e barons com smite é obrigação do jungler. SEMPRE.
Smite é necessário. SEMPRE.
Difícil entender isso?
Talvez em um cho ou Nunu dê pra ir sem. TALVEZ e olha lá ainda. Nas dúvidas, nunca vá sem smite
Gostei do tópico me deu umas boas dicas de jungle. Atualmente jogo Jungle,Suport e Mid. Sou gold 5, mas algumas dicas vou seguir. =) obrigado
ResponderExcluirMuito bom.
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