Nesta quinta (atrasado, porque era pra sair na quarta) vamos falar de como se dar bem jogando na Mid Lane. lembrando mais uma vez que isto é um post informativo de visão particular e baseado em formas de jogo de outros jogadores profissionais. NADA AQUI É REGRA! Faça o que se sentir confortável e divirta-se.
O que faz um SoloMID?
Geralmente um soloMID é um
personagem com habilidades que escalam com Poder de Habilidade e podem
desempenhar diversas funções dentro do jogo, a depender da composição do time.
Um SoloMID pode ser de Poke, Engage, AoE, Desengage, Assassino, com muito CC e
etc.
Mas nesta temporada surgiram também os AD mid, que são personagens com muito poder de burst damage com habilidades que escalam com Dano de Ataque se aproveitando da baixa resistencia fisica dos AP Mids.
Mas nesta temporada surgiram também os AD mid, que são personagens com muito poder de burst damage com habilidades que escalam com Dano de Ataque se aproveitando da baixa resistencia fisica dos AP Mids.
Porque ser SoloMID?
Geralmente quem joga nessa lane
sempre tem uma certa simpatia com magos de muito poder de destruição em pouco
tempo (burst damage), personagens com um potencial de nuke muito forte se
encaixam perfeitamente. Além de ser uma das roles que podem carregar seu time
pra vitória, pois pode ajudar todas as lanes aliadas e ameaçar sempre o inimigo
com seus Roamings.
Obrigações de um SoloMID.
Sua obrigação é basicamente 1 =
ROAMING!
O que é roaming? É você andar por
todo o mapa para ajudar o seu time a pegar kills e ficar a frente no jogo. Mas
não ache que isso é simples, você precisa aprender técnicas de lane como
freeze, push, reset e etc. Lembre-se que a cada 2 waves de Minion 1 vem com
Minion Canhão, está pode ser uma ótima hora para pushar a sua lane e ir dar
roaming pelo mapa. Se você estiver com um buff do azul, abuse de suas magias em
área para aumentar a velocidade de farm e empurrar seu inimigo para debaixo da
torre, dando assim um intervalo para dar roaming em outra lane que esteja
recuada. Procure combinar com seu jungler um gank 4x2 ou 3x1, isso irá quase
sempre dar certo se bem planejado.
Além disso, você PRECISA AVISAR O MIA (Miss in action)
SEMPRE. E se você vir o seu inimigo indo pra outras lanes VÁ ATRÁS. Não deixe
seu time na mão. Uma luta 3x2 ou 2x1 é
sempre desvantajosa para o aliado, portanto siga seu inimigo e não deixe ele
dar free roaming no mapa.
Também precisa tentar explodir o
carry inimigo, ou tentar causar a maior quantidade da dano possível no time
adversário.
Mantenha as bushs das laterais do
rio wardadas. Você não quer ver um Kha’Zix pulando em você do nada quer?
Picks comuns de AP Mid
São picks comuns personagens com
muita presença de mapa, como Kassadin, Twisted Fate e etc; Personagens com
burst damage e mobilidade como Ahri, LeBlanc, Fizz e etc, campeões com muito
CC, como Lissandra, Ryze, Lux, Kennen campeões
com muito dano em aréa como Ziggs, Katarina e etc...
Existem vários outros campeões
que se encaixam no mid, você só precisa se adaptar. Mas pense sempre na
necessidade do seu time.
Picks comuns de AD Mid
Nesta season três, se tornaram
muito comuns os picks de AD Casters no mid, pelo simples fato que muito dos
personagens AP tem resistências físicas ínfimas, por não utilizar runas de
defesa física o que é praticamente um suicídio no early game.
Personagens com muito burst como
Kha’Zix e Zed são ótimas escolhas para isso, além de Jayce, Jarvan e Lee Sin
que são muito vistos na rota mid também. Como sempre, pense no seu time e veja
o que eles precisam, um time full AD não é interessante.
Summoner Spells
Aqui, basicamente são três opções:
Obs: Quem usa barrier no mid é um sujo a nível Takeshi!
Veja a sua necessidade, barrier
pode ser interessante contra Zeds, Vladimirs e etc.
Quanto ao Exhaust, personagens como Karthus ou Anivia podem se utilizar deste artificio para manter o inimigo por mais tempo dentro de suas habilidades em área.
Quanto ao Exhaust, personagens como Karthus ou Anivia podem se utilizar deste artificio para manter o inimigo por mais tempo dentro de suas habilidades em área.
Runas
Marcas:
·
Poder de
Habilidade
·
Penetração
Magica
Quintessencias
·
Poder de
Habilidade
·
Penetração
Magica
·
Dupla Penetração
(AD e AP)
Glifos
·
Resistencia
Magica SEMPRE
Selos
·
Poder de
Habilidade
·
Penetração
Mágica
·
Armadura
(Contra AD Mids é obrigatório)
Masteries
21/9/0 na maioria das vezes. Mas
algumas variações como 11/0/19 ou 19/0/11 indo um pouco mais a fundo na aba de utilidade
para pegar alguma regeneração de mana e a masterie dos buffs.
Posicionamento
Zoning
Sua zona é a área que você pode controlar com seu campeão, esta área é
determinada pelo seu alcance de auto ataque e habilidades.
Zonear é o ato de você ocupar os espaços de zona do seu inimigo e ficar
entre ele e os minions inimigos, fazendo com isso ele perder farm e
experiência. Para zonear, geralmente você precisara de habilidades que permitam
a você causar dano e não levar em troca. Se um inimigo leva muito dano ao se
aproximar dos minions para farmar ele só vai conseguir farmar embaixo da torre
e isso prejudicará bastante seu desempenho.
Se um inimigo entrar na sua zona de controle, faça-o sofrer, ataque
para ele recuar e mantenha o controle da sua lane.
Lembre-se de ter cuidado na hora
de zonear seu inimigo, pois você vai precisar passar a frente dos minions
inimigos, abrindo um espaço para ganks na sua lane. Ward sempre as duas bushs
da rota primariamente, se possível, coloque sentinelas um pouco mais pra dentro
da Jungle adversaria para ter o controle de onde o jungler virá.
Você pode jogar ofensivo, zoneando a front line (na frente dos minions)
ou jogar defensivo, se protegendo na back line (por trás dos minions).
Deny
Quando você zoneia com sucesso seu inimigo, você aplica uma coisa
chamada DENY nele, dar Deny é simplesmente negar experiência e ouro. Com isso,
você fica a frente no jogo e atrasa o jogo do seu inimigo.
Team Fights
Nas teamfights a sua obrigação é basicamente explodir um carry inimigo,
seja o AP ou o AD. Lembre-se que se os seus cooldowns forem muito altos (Como
um Kassadin ou LeBlanc), você ficará inútil depois de utilizar o burst damage
inicial em cima do inimigo, porém se for suficiente pra mata-lo você terá
realizado a sua obrigação com sucesso. Mas se você esta jogando de Ahri CDR ou
Ryze, tente causar o maior dano possível na TF com seus Charms e Prisões
Runicas em quem estivar mais próximo.
Se você vê que existe a oportunidade de pegar o ADC inimigo num mal
posicionamento não hesite e vá pra cima, principalmente se você tiver uma
habilidade escape ou reset.
Lane Fase
A lane fase é o começo do jogo,
inicialmente até alguma das torres cair. Neste momento do jogo, você vai FARMAR,
FARMAR MUITO (Já disse pra farmar?) e caso apareça uma oportunidade vai pegar
kills. Mas não se mate para pegar uma kill, as vezes não compensa morrer para
garantir um kill, o seu laner pode ser um campeão de fácil snowball, e uma kill
pra ele pode ser o fim da sua lane phase. Priorize sempre o farm na lane phase,
tentando superar seu inimigo em CS (Creep Score).
All-in
Durante a lane phase podem aparecer algumas chances de kill para você,
se seu inimigo não tiver feitiços de invocador defensivos (e você PRECISA saber
disso), não tem poções de vida e esta
com o life baixo pode ser uma boa hora para tentar um ALL-IN. Um All-in é
simplesmente você ir para cima do seu inimigo com tudo que você tem de
habilidades e tentar conseguir a kill. Tente sempre dar all-in com ignite
disponível, pois as chances de ter sucesso aumentam consideravelmente.
Trade/Harass
O ato de Harassear seu inimigo é você trocar dano com o seu inimigo de
preferencia sem tomar dano de volta. Os mestres na arte de Harassear são os mid’s
de ataque a distancia ou com habilidades de longo alcance como Ezreal, Nidalee,
Jayce e outros. Sempre que um inimigo entrar na sua zona de domínio, ataque-o.
Isso é harass. Tente acertar sua
skillshots na maioria das vezes e aprenda o alcance das suas habilidades, isto
é essencial.
Devo ser agressivo ou passivo?
Estou perdendo a Lane e agora?
Jogue seguramente. Não va pra cima do seu inimigo nem fique dando
bobeira no meio da lane você pode sofrer um burst damage fatal (principalmente
se for uma LeBlanc com 1 item de dano na frente), fique embaixo da sua torre e
peça ajuda a seu jungler e tente farmar o que conseguir.
Para farmar embaixo da torre é simples, 2 hits da torre no Minion
Guerreiro e 1 hit seu, 1 hit da torre no Minion Mago e 1 hit seu. A prioridade
da torre é Minion Catapulta > Minion Guerreiro > Minion Mago. APRENDA.
“Mas o meu
jungler é um inútil, lixo, cotoco hu3hu3hu3”.
Se você perdeu sua lane, o inimigo foi mais competente que você, o
Jungler está ali para ajudar TODAS AS LANES, não apenas a sua (a menos que o
jungler inimigo tenha comprado um apartamento de frente pro rio com visão
panorâmica do Dragon e fique fazendo visitas constantes a sua lane) tente
combinar com ele um bom momento para um gank efetivo, e tente pegar a kill.
Caso apareça uma oportunidade, derrube a torre do inimigo e termine a lane phase
antecipadamente, assim você poderá ficar um pouco mais seguro enquanto farma,
além de poder praticar uma das suas obrigações que é dar roaming pelo mapa, já
que o inimigo não vai ter mais a proteção da torre dele ele terá que jogar mais
safe e terá a pressão de precisar derrubar a sua torre.
Jogar como “tipo mid” é muito
tranquilo, a lane é 1x1 e se você jogar com wards bem posicionadas a chance de
gank é perto de 0. Mas você precisa aprender a dar roaming no mapa para ajudar
o seu time, não fique passivo na lane se você estiver com mais kills e suas
outras lanes estão sofrendo.
No mid da pra fazer jogadas míticas
com personagens de muita mobilidade e acertar combos inteiros para dizimar seu
inimigo. Enfim, se quiser carregar o jogo, jogar no mid é muito recomendável.
Bibliografia
cara parabéns, Runeterra cada vez melhor, continuem assim
ResponderExcluirMuito boas as dicas ajudo bastante, faltou algumas coisas + isso é pra champs em específico. Em geral mto bom.
ResponderExcluir