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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Artigo - Picks incomuns para a Jungle, viva a diversão.

Se você é como eu, algumas vezes você fica extremamente cansado de jogar com os Junglers comuns e tenta desafiar a si mesmo. O titulo pode enganar um pouco, mas é verdade que enquanto você acha que alguns desses personagens PODEM ser junglers, nem tantos jogadores dão a eles créditos para serem junglers viáveis. Algumas vezes eu escolho junglers comuns como Jarvan ou Udyr e construo-os como canhões de vidro e jogo dessa forma. Algumas vezes eu jogo com versões mais frágeis de campeões viáveis e jogo assim. Estes campeões estão longe de serem considerados os melhores picks e continuam como picks relativamente bons. De vez em quando eu vejo uma boa janela de oportunidade para jogar com um jungler situacional e vou por este caminho. Estes podem ser ridiculamente divertidos quando funcionam. Se de alguma forma todas as estrelas se alinham e o fazem um pick viável, eles se tornam uma opção incrivelmente divertida.

Fonte: Google Imagens
Para este artigo, que foi pedido pelos fãs, e é uma bela pausa para alguns artigos mais sombrios que eu pretendo escrever, listarei um tipo de nicho de junglers que pode realmente funcionar se escolhido nas situações corretas. Alguns deles têm escolhas absolutamente melhores acima deles, mas algumas vezes você quer dar uma pausa destes e tentar algo novo, irei também mencionar as team comps que eles tendem a se encaixar. Nem todos são viáveis no SoloQ, então mantenha isto em mente.

Gragas


Oh boy, ele é divertido. Jungle de Gragas é aparentemente popular nas filas da Europa se o que me disseram está correto. Faz sentido, considerando que a Europa tende a valorizar a mobilidade, e Gragas é indiscutivelmente um dos personagens mais moveis no jogo e com um buff azul como jungler ele provavelmente seja o mais móvel de todos. Se fossemos comparar sua classificação, ele provavelmente estaria muito a frente da maioria. Seu dano, mesmo como mid, tende a ser muito forte no early e mid game e então cai um pouco e isto é ainda pior na jungle. Entretanto, suas características únicas, juntamente com sua qualidade no começo do jogo é o que lhe da força.  Sua mobilidade é muito alta, seus altos alcances em suas habilidades, ele se torna ridiculamente sustentável, ele é um jungler AP (o que é raro) e ainda é um personagem de dano massivo (o que é mais raro ainda). Adicionado a isto, ele tem poder de criar ganks muito criativos, desmontar lutas facilmente e é simplesmente difícil de matar. Seus traços únicos são o que aumentam sua viabilidade. 
Composição de time: Ele tem restrições para as composições que ele pode encaixar. Ele não pode ser o único causador de dano magico. Não apenas o dano de Gragas cai com o passar do jogo como ele precisa de ouro para construir sua build. Dependendo da composição, Gragas pode forçar seu time a forçar seu top laner ou mid laner a ser um tank iniciador de algo do tipo ou seu time tem que ter uma Leona na lane dupla. Com isto dito, ele é uma escolha incrível para times de poke e kite. Até onde eu saiba os junglers fedem em poke. Você tem junglers como Dr. Mundo ou Maokai que podem pokear, mas seu dano é fraco devido a suas builds não ajudarem seu poke com o passar do jogo. Gragas por outro lado, tem bons valores base em seu barril principalmente se ele esta construindo itens de AP, embora provavelmente mais baratos como Morello’s ou de suporte como Rylai’s. Isto dito, se Gragas for escolhido em uma composição de poke ele pode ajudar em desgastar o time inimigo e ainda iniciar, se o time foi desgastado, com seu ultimate ou separar com seu ultimate se o time de poke foi iniciado.  Ele pode se auto sustentar durante pushes e escapar da maioria das ameaças se algo der errado. A maioria dos outros junglers que são escolhidos para times de kite e poke são geralmente campeões de CC ou campeões que são bons em separar e ficar sentados.

Morgana



Este é mais difícil de aceitar do que o Gragas com certeza, mas não deixa de ter qualidades. Ir jungle de Morgana é ridiculamente dependente do azul e fácil de matar nas lutas. Ele não é uma grande lutadora. Ela é essencialmente um robô de cc. Ela requer muito ouro para ser útil na jungle (até mesmo na lane) então é melhor rushar um CDR ou Zhonyas nela. Ela se destaca nos ganks, desconsiderando que seu Q é muito difícil de acertar. Sua fase de jungle é fraca, mas suas batalhas são o que dão a ela valor. Logo cedo durante a dança dos objetivos e nas rotas, ela se torna muito forte. Um Q bem lançado pode significar a morte do alvo e seu Escudo Negro pode salvar um aliado que foi pego de surpresa (se você for rápido o bastante). Seu ultimate também a fará ser focada e receber todo o fogo dos outros embora não seja bem isto o que você queira. Se seu ultimate funcionar, pode dar a adeus ao time inimigo. O que faz com que Morgana seja um Amumu mais fraco, o que ela realmente é exceto pelo seu traço mais exclusivo.

Composição de Time: Ao invés de falar no fim, vou mencionar aqui. O Escudo Negro da Morgana é o que dá relevância a sua escolha na jungle. Para todos os fins e propósitos isto é melhor quando utilizado no seu personagem com maior valor durante as lutas de equipe e faz com o que o único proposito de Morgana como jungler seja proteger o MVP do time. Sua dificuldade a inclina a composições de “proteja o __”. Você tem uma Vayne louca, um Ezreal cuidadoso demais ou um Twitch com um péssimo posicionamento ou até mesmo sua Caitlyn sempre se mete em problemas? Uma boa Morgana pode resolver um péssimo posicionamento e uma tomada de decisão e a faz um incrível punidor contra times que investem tudo contra seu time. Então TLDR: A menos que Morgana fique super feedada e farmada, ela se torna um guarda-costas para seu mais importante personagem. Ela realmente não tem muita razão em ser jogada de forma nova, mas não vai prejudicar completamente, a menos que você não saiba nada de jungle.

Heimerdinger


Não, não estou brincando. Apenas para concordar com algumas pessoas que já vão dizer “wtf, Heimer?” ele tende a morrer muito fácil, a causar pouco dano no mid game e depois disso, ele é muito lento e ele é estranho. Ele, entretanto, tem uma das melhores lane phases do jogo. Como isto faz algum sentido? O que sua fase de lane tem a ver com sua jungle? Porque um Heimerdinger com double buff é uma das coisas mais chatas de se enfrentar no mundo, um Heimer com double buff que passa na sua lane e te empurra feito um caminhão vai fazer você enlouquecer. Essencialmente, a jungle de Heimerdinger significa pegar alguns níveis na jungle e ir para uma lane forçar a derrubada de uma torre.  Boa sorte ao tentar para-lo também. Vai demandar que o jungler inimigo venha e tente ajudar a parar os pushes, que pode não funcionar dado que Heimerdinger consegue empurrar uma lane mesmo com dois inimigos. Aqui estão algumas combinações aonde Heimer pode não funcionar como uma jungle contra um Nasus ou um time com Caitlyn.

Composição de Time: Se já não esta obvio, Heimerdinger é uma forte escolha por um time que procura derrubar o inimigo o mais cedo possível. Ele é uma tortura com um time que consiste em empurradores. Um exemplo disto seria uma toplane com Nidalee uma botlane com Caitlyn e Sona, mid com Jayce. Aposto que isto fez seu coração gelar. O time tem indícios de um time de poke (o que pode ser também), mas eles estão lá para te derrubar o mais rápido possível. A jungle de Heimerdinger força o jungler inimigo a reagir. Ou o jungler inimigo ajuda a lane que esta sendo pressionada pelo Heimer ou vai em outra lane tentar counterar da mesma forma. A dificuldade disto é que empurradores tendem também a ser personagem que não são fáceis de matar e precisam não morrer. Todos, entretanto, na terceira lane, precisam ser capazes de dominar a lane e empurra-la também. Os outros nas outras duas torres não terão um momento feliz. A jungle de Heimerdinger é apenas sobre pegar os objetivos do começo ridiculamente rápido e conseguir a liderança de ouro pushando continuamente em todas as frentes. Heimerdinger pode ser ruim, mas com vantagem de ouro e nível ele pode destruir certas combinações e suas torres não são piada no começo. TLDR: PUSH!

Wukong



Wukong é o tipo de jungle que todo mundo pensa, “é normal, mas é interessante”. Ele tem uma boa mobilidade, mas seu defeito é o sustain e por conta disso é um grande desafio jogar com ele, portanto, wukong é diversão garantida! Ele é mediano e não são muitos, os oponentes, que o favorecem, porém você ainda pode vencer, por habilidade e conhecimento puro do jogo, isso tudo é o que torna ele um jungler divertido. Ele tem algumas qualidades que o fazem sobressair, como sua invisibilidade, ela permite fazer algumas aproximações para ganks bem estilosas ou simplesmente esperar o cara entrar no bush, para simplesmente pular em cima dele, isso permite, que ele dê um gank “só para causar danos”, com uma taxa de sucesso muito melhor do que a de outros junglers, pois o combo de seu E+Q, causa danos absurdos, enquanto sua passiva lhe dá ótimos status de tank. No entanto o que lhe dá grande poder é sua build e seu ultimate, pois ele pode construir uma build ofensiva barata e destruir times inteiros, com um engage perfeito. Seu ultimate é sua maior qualidade e pode ser algo para se mudar os rumos de uma partida, sua build ofensiva consiste em itens baratos de penetração de armadura, como Ultimo Suspiro e Brutalizador, estes itens sozinhos vão derreter a maior parte dos campeões. Sua invisibilidade permite que ele dê ótimos engages contra times sem oracle e volte rapidamente para perto de seus companheiros.

Composição de time: Ele é ótimo para times Full Engage e a engage dele é muito melhor que a engage de vários junglers mais famosos. Com os itens certos e um posicionamento propicio, o ultimate dele pode vencer uma Team Fight. Pegue Wukong para um time que precisa dar dives e que são bons de engage, porém precisam de dano. Wukong trás tudo isso para seu jogo, um meio forte de engage, ataque em área, Crowd Control e quantidades de dano ridículas mesmo em builds mais defensivas.

Pantheon


Pantheon foi recentemente pego na LCS e dominou o jogo, ele instigava o povo a me pedir, “faça mais vídeos de Pantheon pelo amor de deus!” e não me espantei quando ele ganhou a votação para estar neste artigo. De qualquer maneira um Pantheon jungle é ruim em vários aspectos, mas tem uma qualidade que o torna merecedor, vamos a todas. Sua limpeza da jungle é terrível, seu sustain também é muito ruim, considerando que alguns monstros nem ativam sua passiva, ele é muito lento na jungle e vai piorando progressivamente, mas seu gank é melhor do que o da maior parte dos junglers. Eu sempre disse que qualquer campeão com um stun de apontar e clicar e um alcance moderado pode dar ótimos ganks e isso ainda é verdade, pois não precisa se muito inteligente para dar um gank muito poderoso com Pantheon, só vá pra uma lane e lance seu combo no primeiro que aparecer para simplesmente quebra-lo no meio sozinho deixando os laners fazerem o que quiserem, ajudar a matar ou ir atrás do outro laner, caso tenha. O jogo dele na jungle se resume a isso, ele precisa gankar sem parar e snowbolar. Sua passiva e a restauração do seu W permitem que ele dê tower dives no inicio do jogo por pequenos períodos, é claro, com alguma sorte os seus companheiros vão stunar e lhe ajudar a matar antes de você levar muito dano. Depois ele ganha um ultimate global e aí seus ganks não vão mais conseguir ser previstos sem um grande quantidade de wards, ai os inimigos vão pensar um milhão de vezes antes de puxar uma lane sem saber se seu ultimate está up ou não.

Composição de time: Se não ficou obvio, a melhor composição de time pra pantheon é com aqueles campeões que objetivo é matar. Ele encaixa um gank pesadíssimo e a equipe termina o serviço, se alguém na sua equipe tiver Crowd control, especialmente Stuns, os ganks de Pantheon serão a sentença de morte, pra seus inimigos naquela lane e deus deveria proibir de existir outros com ultimates globais nas equipes dele por que se no seu time ainda tiver, Twisted Fate e/ou Shen, provavelmente vocês são desgraçados apelões. Um time global com pantheon garante que uma lane será eliminada com vários dives de múltiplas pessoas. Vamos revisar Pantheon, ganks pesados, garante uma grande capacidade de turret dive e encaixa perfeitamente em times com ultimates globais que tecnicamente já são times de gank. Pantheon é um campeão para jogadores homicidas, você não farma, você não limpa jungle, você é horrível com objetivos, no entanto você se torna um ótimo farmer e tem excelente controle de objetivos quando todos os seus inimigos estão mortos!


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