Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os benefícios da nova Jungle. - League of Legends


Eu não sei vocês, mas eu estou AMANDO a nova selva, e você também deveria. Existem milhares de motivos para AMAR a nova selva, e francamente, a única razão para não, seria: medo de mudanças. Nenhum caçador da selva caiu em questão de força com as novas mudanças, alguns caçadores esquecidos começarão a aparecer mais e finalmente, as novas rotas iniciais podem mudar o caminho do jogo.

O que mudou?

Primeiro, vamos verificar as mudanças. Pra começar, elas não parecem muita coisa, mas eu espero convencê-lo do contrário.

Lobos/Bruxas/Golems Tempo inicial de Spawn aumentado para 1:55 de 1:40

Lagarto Ancião/Golem Ancião Experiência base aumentada para 340 de 220

Lagarto Jovem Experiência base diminuída para 10 de 40.

Estas mudanças afetaram duas coisas:

1 – Caçadores iniciam diretamente nos buffs, ao invés de pegar um pequeno campo inicialmente.

·         Eles terão menos XP quando saírem do primeiro buff. Ganharam 120 do buff e perderam 60 pela mudança dos lagartos. Então eles perderam 173 de experiência por não pegarem os lobos, ou 115 das bruxas ou 175 dos golems. Isto os deixará com 55-115 menos experiência depois do buff do azul

·         Eles terão menos ouro no geral (para começar) por não pegar 63/39/70 dos lobos/bruxas/golems.

·         Eles também terão menos XP quando saírem do segundo buff (assumindo que você pegará a rota que fazia anteriormente). Atualmente você pode sair do segundo buff com MAIS XP, mas será um segundo buff mais atrasado, pois você terá que limpar um campo extra entre o buff 1 e o buff 2.Você terá menos 53/55 (dos lobos/golems) e atualmente mais 5 (das bruxas). Este número será maior se seu laner pegar os lagartos jovens, isto não vai machucar demais agora.
·         Eles continuarão chegando ao nível 02 com apenas 1 buff (360 XP quando somente é necessário 280), mesmo se acidentalmente seus leashers pegarem os lagartos.

2 – Laners não podem mais pegar um campo e chegar a lane sem perder experiência.

O primeiro não é tão negativo quanto parece. Claro, eles não podem pegar um dos campos pequenos antes do jungler, mas por causa deste ultimo nem os laners podem, e sua experiência (campos de buff) foram melhoradas para compensar! Então você continuará chegando ao nível 3 no mesmo tempo, enquanto que os laners ficarão para trás um pouquinho. Você terá 55-115 menos experiência do primeiro buff, e 5-55 menos experiência no segundo, mas os laners estarão 115-175 atrás, dando a você uma vantagem de 120 de experiência (que pode ser simplesmente calculado comparando quanto de xp os buffs fornecem). O mais importante é que você continua chegando ao mesmo nível.

Então os ganks no começo do jogo serão mais fortes, porque você estará nível 3 quando for gankar no começo (relativo a experiência da lane).

Mas a última mudança foi o que mais me intrigou:

Lobos/Golems
Tempo de renascimento reduzido para 50 de 60 segundos.

Isto é o tipo de mudança que não parece grande coisa. São apenas 10 segundos! Mas atualmente, 10 segundos podem ser grande negocio. Se você assistir qualquer destaque do caçador (o do Stonewall, por exemplo), você irá perceber que alguns junglers precisam esperar para que o campo renasça. E isto na sua primeira limpeza, sem itens e sem buffs para ajudar. Estes junglers basicamente tem o maior poder de limpeza no momento, e perdem tempo enquanto espera os campos renascerem. Isto não dá tempo suficiente para gankar, e mais, os junglers de limpeza não fazem o tipo de junglers para gank. Mas o que esta mudança fará é diferenciar os “limpeza-turbo” dos apenas rápidos, permitindo que eles utilizem os segundos de espera. Quanto de ouro aumentou? Bem, 10 segundos de 60 são 16,66%! É um aumento bem considerável.

Anteriormente, você conseguia a seguinte quantidade de ouro a cada 60 segundos (com uma super limpeza):

Lobos: 63 + .812/minuto
Bruxas: 39 + .882/minuto
Golems: 70 + 1.03/minuto

Agora você consegue o seguinte a cada 50 segundos!

Lobos: 63 + .812/minuto
Bruxas: 45 + 1.0584/minuto
Golems: 70 + 1.03/minuto

Pode parecer injusto eu contar as bruxas. Essencialmente, eu estou contando-as tendo 60 segundos de tempo de renascimento anteriormente. Por quê? Porque essencialmente, seu tempo é ligado a outros campos. Digamos que você escolha um mestre da limpeza. Você limpa sua primeira rodada de acampamentos. Contudo sua limpeza é maior que 60 segundos, você pega as bruxas depois do renascimento, e então você espera por ai pelos lobos e golems. Você poderá ganhar 10 segundos na sua ultima limpeza das bruxas, mas você não irá ganhar nem um minuto a mais na sua limpeza geral.

Convertendo os números em segundos, na antiga rota, você ganhava em torno de 172 de ouro a cada minuto, e agora você consegue 206.5 (e ao invés de ganhar 2.7/minuto, você ganha 3.2). Os ganhos são bastante notáveis, mas e um ganho de 35 de ouro por minuto? É muito incrível! Isso equivale a basicamente 6 de ouro/10, mais que uma Pedra Filosofal. Não posso lhe dizer quantos junglers aproveitam a Pedra Filosofal. Agora, este acumulado irá cair com o passar do tempo, quando as lanes começam a pegar os campos e ultimamente, isto começou a ser uma melhoria na quantidade de ouro no jogo, o que provavelmente compensa o ouro inicial que você pegou. Mas no geral? É uma melhoria considerável no seu mid/late game. Considerando que sejam entre 4-8 wards que você não precisa mais comprar.

Com isto, o ato de counter-jungling ficou mais interessante, claro. Primeiro, limpar campos do inimigo é basicamente inútil agora, a perda de XP é um grande problema.

Agora os caçadores têm mais escolhas iniciais. Vamos assumir que você receba um leash sem smite (não é como se os laners precisassem pegar os campos!). Eles podem utilizar o smite em um de seus buffs e partir para um gank mais cedo. Eles podem pegar o smite e dar um counter jungle no buff do inimigo. Eles podem utilizar o smite num primeiro campo menor e ganhar poder de limpeza, e então pegar o segundo buff quando o smite voltar. Estas três escolhas tendem a contrariar uma a outra. Se você usar seu smite em um campo menor, e eles invadirem seu outro buff, eles pegarão. Se você utilizar seu smite no campo menor e eles gankarem, você ficará a frente no ouro, se o gank falhar. Se você apenas for de buff em buff e eles invadirem, será apenas habilidade, mas se eles não conseguirem roubar, ficarão um passo atrás de você. E claro, existem as rotas intermediárias, como fazer sua primeira limpeza sem smite ou até mesmo apenas utilizar seu smite para acelerar seu primeiro buff!

O aumento nos leashes sem smite (antes deste patch, claro!) deu um gostinho melhor ao jogo, com laners como Blitzcrank ou Nidalee capazes de roubar os buffs de longe no ultimo momento. O valor disto vai apenas aumentar com as mudanças, pois roubando um buff deixará o laner no nível 2.

Mudança nos itens da Selva.

Os itens da selva sofreram pequenas mudanças, perdendo 5 de AD no Lagarto Anciao e 10 de AP no Aparição Espectral, mas ganhando 5% a mais de dano em monstros. Isto é uma pequena melhoria em dano para os caçadores que precisam disto, mas eles irão limpar mais rápido, de acordo. Além do mais, algumas vezes os laners pegam estes itens então um nerf em você é compensado em um nerf os laners.

A Wriggles recebeu uma mudança substancial, que a fez muito mais útil inicialmente. Você pode colocar sentinelas muito mais frequentemente (enquanto mantém a mesma quantidade).  Isto lhe permite fazer muitas outras decisões. Seu proc estará sempre lá então isto não afeta os minions (last hit OP). Foi um nerf no geral de 125 de dano por hit para 100, mas no geral a tranquilidade que isto vai te dar na questão de roubo de buffs é muito legal. Também aumentaram em 10 de AD, 5% de roubo de vida e perdeu 5 de armadura, por um aumento de 400 de ouro no custo total. É difícil precificar coisas como proc, mas a perda de DPS do proc não se é feita pelo AD na jungle, e a eficiência da Lanterna parece machucar. Como Stonewall disse, você pegará muito mais valor em ouro dos atributos dos itens do Golem, mas a Lanterna sinergiza melhor com alguns tipos de campeões. Quem não quer fazer um TANK CDR (Golem Ancião), mas não quer sofrer com a fragilidade ou não ter meios de aplicar a passiva em área ou a distância (Lagarto Ancião). Honestamente eu acho que talvez exceto por Jarvan/Vi, e alguns outros a escolha entre Wriggle’s e um Item Golem tem mais a ver com o kit do que com números. Se a Wriggle’s é muito fraca pra ser viável em outros campeões que preferem isto, eles podem ir simplesmente para a Madred e começarem a sua build.

No geral, posso dizer que foi um buff para os junglers. Eles conseguiram um pouco mais de ouro, tem muito mais opções de counterplay contra outros caçadores, e os nerfs nos itens foram mais relevantes para laners que escolhiam estes itens, e ainda bem que eles balancearam os danos dos buffs. Eu gosto do potencial que estas mudanças têm de poder trazer de volta limpadores como Mundo, Shyvana e Skarner (meu jungler favorito no momento), mas qualquer campeão com um rápido tempo de limpeza que goste um pouquinho mais de ouro se dará bem com as mudanças. Nunu está extremamente INSANO com estas mudanças, e enquanto ele ficou um pouquinho mais fraco com os curtos tempos de respawn, ele continua muito forte.


Tradução e Adaptação: André "Nientoshy" Machado

0 comentários :

Postar um comentário